Excelência Turística do Algarve em destaque na BTL

 

Natureza, desporto, cultura e gastronomia e vinhos são alguns dos atrativos turísticos que o Algarve leva à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 13 a 17 de março, na FIL, com o objetivo de divulgar a riqueza e a diversidade da oferta da região.

A presença do Algarve neste certame faz-se com um conjunto de iniciativas direcionadas quer para profissionais do setor, quer para o grande público.

Especificamente preparados para o público especializado estão momentos como a apresentação do “Observatório para o Turismo Sustentável” (14 de março, 14h00) com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes. Em destaque estarão igualmente projetos nas áreas da natureza como o ‘Algarve Nature Fest’, o ‘Guia de Turismo de Natureza Júnior’, o novo ‘Guia de Percursos Pedestres do Algarve’, o ‘Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador’ e o ‘SustenTUR Algarve’. Já na área do património o foco vai para o projeto ‘Algarve by Choice’ e na cultura para o programa ‘365 Algarve’.

Para o público em geral – para quem a BTL abre portas no dia 15, às 17h00 –, estão agendadas atividades como degustação de produtos regionais, provas de vinhos, música ao vivo e duas sessões de showcooking no âmbito do projeto ‘Algarve Cooking Vacations’.

Todas as atividades acontecem no stand do Algarve (pavilhão 1), cujo design relembra as paisagens das praias algarvias e a luminosidade da região, e no qual estão representados os 16 municípios algarvios e 20 unidades hoteleiras e operadores turísticos.

João Fernandes, presidente da RTA, realça: “a participação do Algarve na BTL é sempre um momento importante para a sua reafirmação como principal destino turístico do país. Permite-nos comunicar de forma direta com profissionais e público em geral e mostrar o resultado do trabalho de parceria entre as entidades e os agentes do setor em prol do enriquecimento da oferta, da qualidade e das experiências da região”.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2018 o Algarve consolidou o desempenho turístico positivo registado ao longo dos últimos anos, com um aumento homólogo dos proveitos totais de 4,7%, para 1081 milhões de euros, e do número de hóspedes de 1,5%, para 4,2 milhões de hóspedes. Embora tenha registado uma ligeira descida nas dormidas (-1%, para um total de 18,8 milhões de dormidas), manteve-se como principal destino turístico de Portugal.

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