Executivo de São Brás visitou escola no início do ano letivo


No início de um novo ano letivo, o executivo municipal a tempo inteiro são-brasense realizou a já habitual visita às escolas do concelho. Ao presidente da Câmara Municipal Vitor Guerreiro juntaram-se os vereadores Marlene Guerreiro, Acácio Martins e David Gonçalves, bem como Nídia Amaro, diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, numa visita que tem por objetivos acompanhar no terreno o arranque do ano letivo, de forma a verificar se estão reunidas todas as condições para um ensino de qualidade que em São Brás de Alportel assume prioridade máxima na ação autárquica.

A visita abrangeu todo o parque escolar do concelho: as escolas básicas de 1º ciclo de São Brás de Alportel – EB 1 JI, EB1 n.º 1 e EB1 nº 2 -, de Alportel, Vilarinhos e Mesquita; os Jardins de Infância de São Brás de Alportel, Corotelo e Mealhas e ainda a Escola de 2º e 3º ciclos Poeta Bernardo de Passos e a Escola Secundária José Belchior Viegas. 

Esta iniciativa insere-se numa prática de trabalho em rede e proximidade com a comunidade escolar que é assumida no município de São Brás de Alportel. Pretende o executivo mostrar a sua confiança nos profissionais envolvidos na nobre e vital missão de educar as crianças e jovens do concelho e avaliar no terreno, as condições de funcionamentos das escolas do concelho, na busca constante por efetuar melhorias, quer nos edifícios, quer nos equipamentos e na implementação de novos projetos, procurando dar resposta às atuais necessidades e desafios da educação.

“A educação é a base de uma comunidade. É essencial investir não apenas nos edifícios, mas nas pessoas, com obras e com projetos que promovam a transmissão de conhecimentos e valores”, referia Vitor Guerreiro, no decurso da visita.

Na preparação deste ano letivo, e para dar resposta ao aumento de crianças a frequentar as escolas do concelho, foi necessário realizar um conjunto de investimentos, pela autarquia, para a abertura de uma nova sala de pré-escolar  e de uma nova sala de primeiro ciclo, que acolhem novos meninos e meninas desde o passado dia 13 de setembro.

Já a pensar no futuro, o Município de São Brás de Alportel está a desenvolver um projeto de ampliação do Jardim de Infância de São Brás de Alportel ‘Joaninhas’ que visa dotar aquele equipamento de duas novas salas de pré-escolar, um refeitório e uma sala multiusos para apoio a todo o Centro Escolar. Um investimento estimado na ordem do meio milhar de euros, que deverá estar pronto para o ano letivo de 2021/2022.

O Agrupamento Escolar de São Brás de Alportel conta atualmente com mais de 1600 alunos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, apoiados por mais de 150 professores e cerca de 130 profissionais não docentes.

You may also like...

Deixe um comentário