Exposição “A ‘minha’ história da guitarra portuguesa” na antiga Lota de Portimão
A exposição “A ‘minha’ história da guitarra portuguesa”, que reúne exemplares de José Paulo Maia Costa, um dos maiores colecionadores deste instrumento no País, é inaugurada no dia 7 de setembro, pelas 20h00, e está patente até 7 de outubro, na antiga Lota de Portimão.
Depois da inauguração e visita guiada, pelas 20h00, segue-se, uma hora depois, um concerto de fado com as atuações de Rita Raimundo, Cremilde e Veríssimo Galhardo, acompanhados por Vítor do Carmo (guitarra portuguesa) e Nuno Martins (viola de fado).
A Câmara de Portimão realça que os visitantes da exposição podem descobrir “as formas e os sons da guitarra portuguesa, assim como fruir do espaço como se fosse uma casa de fado, tendo como elemento inspirador a réplica do famoso quadro “O Fado“, criado em 1910 pelo consagrado pintor José Malhoa”.
Este espaço receberá na noite de 8 de setembro, a partir das 21h30, o primeiro concerto “Há Fado na Lota”, com a presença da fadista Ana Paula Martins, acompanhada pelo músico Custódio Castelo na guitarra portuguesa e por Carlos Garcia na viola de fado.
Igualmente às 21h30, e com a participação dos músicos Vítor do Carmo (guitarra) e José Santana (viola), estes momentos de fado prosseguirão com os seguintes fadistas: 14 de setembro – Helena Candeias; 21 de setembro – Hélder Coelho; 27 de setembro – Adriana Marques; 6 de outubro – Ana Marques.
A exposição é organizada pelo Município de Portimão através do seu Museu, e conta com os apoios do Museu do Fado, da Paróquia do Amparo, da Taberna de Portimão e da empresa STAP.