Exposição ‘LIXARTE — Transformar o Lixo em Arte’ patente na EMARP
A EMARP acolhe, até 26 de maio, a exposição ‘LIXARTE — Transformar o Lixo em Arte’, um projeto de intervenção ‘artivista’ nascido no Algarve.
Este projeto visa aliar a arte ao ativismo por justiça climática, sensibilizando os jovens para a quantidade de lixo presente nas nossas águas e praias, mas também para a quantidade de plástico utilizado e o que podemos fazer para reduzir essa pegada.
Na iniciativa, colaboram escolas, artistas, organizações e entidades em torno da criação artística, alertando para a salvaguarda dos oceanos, com a preocupação de que a mensagem chegue associada ao cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e, de forma mais abrangente, ao cumprimento dos ODS — objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o 12 (produção e consumo sustentáveis) e o 14 (oceanos, mares e recursos marinhos).
Com início em 2021, ‘LIXARTE’ uniu cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão, e realizou limpezas de praia para posterior elaboração de peças de arte com os materiais recuperados. Estas culminaram numa exposição itinerante de seis tapeçarias de lixo marinho que tem percorrido vários locais da região algarvia, como ferramenta de comunicação e sensibilização para o flagelo que o lixo marinho representa.
A exposição pode ser visitada, entre as 8h30 e as 17h30, na área de atendimento ao público da EMARP — Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão.