Feira de Caça e Pesca, Turismo e Natureza na Marina
Texto e foto: Ana Sofia Varela
A Marina de Albufeira é o espaço escolhido para receber a XXIII Feira de Caça e Pesca, Turismo e Natureza, entre 5 e 7 de julho, com entrada livre, conforme foi apresentado esta sexta-feira, 24 de maio, na Câmara Municipal de Albufeira.
Está prevista uma área coberta de 2100 metros quadrados, mas haverá também um grande espaço ao ar livre com diversas demonstrações e exposições, segundo realça Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve.
A sessão de abertura será no dia 5 de julho, às 18h30, sendo que durante o fim de semana serão promovidos o Concurso de Mel do Algarve, demonstrações cinotécnicas e de falcoaria, exposição de cães e matilhas, exposição e concurso da ovelha churra algarvia, espetáculos equestres, aponta.
O colóquio “Gestão e sanidade de espécies Cinegéticas, apresentação de livros, o Concurso de Matilhas – 9º Troféu Duarte Rosa, a Final do Campeonato Regional de Stº Huberto, a 1ª Taça “José Maria Seromenho” da Zona de Caça de Albufeira e a 1ª Taça de Obstáculos – Cidade de Albufeira são outras das iniciativas previstas. O evento conta, ainda, com a atuação no dia 5, às 23h00, de Richie Campbell, no dia 6, à mesma hora, de António Zambujo e no dia 7, às 20h00, o encerramento do programa musical fica à responsabilidade do Grupo albufeirense José Praia e Áquaviva.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, mostra-se satisfeito por o concelho receber este evento, ainda que tenha sido difícil “encontrar um espaço adequado de grande dimensão” que pudesse receber o certame sem que houvesse qualquer problema de mobilidade.
Isto porque, a feira necessita de um espaço enorme ao ar livre para instalação do picadeiro, boxes e bancadas, mostras equestres, exposição de animais, máquinas e equipamentos agrícolas, tasquinhas, artesanato, entre outras atividades. “Além da vertente da caça e da pesca, ligadas ao equilíbrio e preservação das espécies, a feira integra, também, a área dedicada ao turismo e à natureza, o que faz todo o sentido”, concluiu.
Por sua vez, João Amaral, administrador da Albumarina, vê esta iniciativa “com muita expetativa”, que poderá “ser uma mais valia” por “chamar muitas pessoas”, dando a conhecer ainda mais a Marina.
A cerimónia de apresentação contou com Joaquim Castelão Rodrigues, diretor regional do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e Pedro Monteiro, diretor regional da Agricultura do Algarve. Este responsável destaca a mesa redonda de turismo e citricultura ‘Exportar cá dentro’, que terá lugar no sábado, 6 de julho, na Marina de Albufeira.
Joaquim Castelão Rodrigues aproveitou para elogiar a perspicácia da organização ao levar o evento para a Marina “é uma forma de trazer o interior para junto do mar”, sublinhando, igualmente, a perseverança dos organizadores que ao longo de 23 anos continuam empenhados e a lutar para que o evento seja um sucesso”.