Fernando Lobo expõe em Olhão após 33 anos de reconhecimento na Holanda
A primeira exposição de Fernando Lobo no Algarve, desde que regressou à terra natal há seis meses, inaugura a 10 de janeiro, às 17h30, na República, em Olhão. A mostra de aguarelas estará patente até 11 de fevereiro.
Artista gráfico algarvio, nascido em Faro, Fernando Lobo tem vindo a acumular experiência no campo das artes gráficas ao longo de mais de 40 anos, dos quais 33 passados na Holanda onde morou e trabalhou como diretor artístico no departamento de publicidade do maior jornal local ‘De Telegraaf’, além de ter trabalhado em outras agências de publicidade.
Nos anos mais recentes, tem procurado uma maior exposição do trabalho criativo de livre expressão, principalmente aguarelas e desenhos, com exposições realizadas na Holanda, sobretudo em Amsterdam, Almere e Den Bosch.
É um dos sócios fundadores da editora algarvia Arandis, em conjunto com Nuno Campos Inácio e Sérgio Brito. Desde 2012 que trabalha como editor e designer tendo paginado e publicado mais de duas centenas de livros de autores algarvios através da Arandis.
Trabalhou com o investigador, escritor, escultor, arquiteto, e publicou em 2013, com o poeta algarvio e amigo de infância Joaquim Morgado o livro Caos & Polaroid (Arandis 2013).
Colaborou com o poeta algarvio Manuel Neto dos Santos ao ilustrar o seu livro Círculo de Fogo (Arandis 2016).
Em 2020 trará à luz um trabalho de compilação de centenas de aguarelas com o nome evocativo de ‘Sonhando sob as Estrelas’, livro publicado em parceria com o estudioso e reconhecido arabista Adalberto Alves.