Ferragudo comemora 500 anos da criação da povoação

In Lagoa Informa nº160


Ferragudo celebra, no sábado, 21 de agosto, os 500 anos da criação daquela povoação, com um programa que integra diversas iniciativas. A vila recordará, desta forma, que foi nessa data, em 1520, que os habitantes viram ser reconhecida a existência daquele espaço, com a atribuição da carta de privilégios da Rainha D. Leonor.

Uma das ações que marca a efeméride é a exposição de fotografia de Júlio Bernardo, com imagens de Ferragudo no passado, que pode ser visitada até dia 21 de agosto, na Casa do Real Compromisso Marítimo. A mostra está aberta todos os dias, entre as 17h00 e as 20h00. 
No mesmo local, e a partir dessa data, a população passará a dispor de um conjunto de livros do acervo da Biblioteca Municipal de Lagoa, que a autarquia doou à Junta de Freguesia local.

O programa prossegue com a realização da missa comemorativa do 5º Centenário de Ferragudo, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Ferragudo, às 18h00. Meia hora mais tarde, seguir-se-á, uma arruada pelas ruas da vila, com início no Largo do Instituto de Socorros a Náufragos e final na Praia da Angrinha, onde se destaca a participação dos ‘Next Combo’. Será nesse areal que terá lugar, às 19h00, a inauguração do novo Centro Náutico da Angrinha, um equipamento desportivo que pretende apoiar as atividades ligadas ao mar.
Para o final do dia está agendada ainda a apresentação pela autarquia do primeiro volume do ‘Levantamento Enciclopédico das Famílias de Ferragudo 1520-1920 – Volume I – Estudo Monográfico’, de Nuno Campos Inácio. O programa encerra com um apontamento de poesia por Jorge Soares acompanhado por música de fusão étnica de Eduardo Ramos.

You may also like...

Deixe uma resposta