Ferragudo terá nova extensão do Centro de Saúde
A Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo apresentaram uma proposta de mudança de localização da extensão do Centro de Saúde à Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
Segundo apurou o Lagoa Informa, o objetivo é criar mais condições para o funcionamento do serviço, estando, por isso, em cima da mesa um imóvel mais central e acessível à população.
As autarquias tinham algumas alternativas, mas o edifício terá de respeitar os requisitos da ARS, estando neste momento a decisão nas ‘mãos’ daquela entidade regional.
“Se tudo correr bem, essa mudança terá lugar ainda este ano”, afirmou Luís Alberto, presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, quando questionado pelo Lagoa Informa.
Por sua vez, o funcionamento a nível de serviços e consultas já foi normalizado, depois de um período em que não havia recursos humanos naquele espaço. O anterior executivo tinha entregue um abaixo-assinado à ARS no sentido de pressioná-la para a contratação de um médico. “Temos cá um, mas entendemos que têm de estar dois, em permanência, e uma enfermeira uma vez por semana”, refere o autarca.
Desde há cerca de um mês que a extensão de saúde tem um médico para as consultas programadas nos dias úteis. “No entanto, apesar de ser melhor do que nada, não é suficiente”, lamenta Luís Alberto.
Por isso, o atual executivo continua a insistir com Administração Regional para a necessidade de contratação de mais um médico e de uma enfermeira a tempo inteiro.