Ferreiras celebra os Santos Populares com três noites de festa

A Junta de Freguesia de Ferreiras promove, em junho, mais uma edição dos Santos Populares, com três noites de celebração no Largo de Ferreiras. O evento, já uma referência na região, destaca-se pela participação de diversas marchas populares, música ao vivo, gastronomia típica e um ambiente de convívio aberto a todos.
A entrada é livre e as festividades têm início a partir das 19h00, havendo tasquinhas que servirão os tradicionais petiscos da época, como sardinhas assadas, entre outros sabores regionais.
No dia 14 de junho, em que é celebrado o Santo António, participam a Marcha Glória ou Morte Portimonense, Marcha Popular de Tunes, Marcha do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e Marcha de Ervidel, estando depois a animação musical a cargo de Valter Cabrita.
Para celebrar o São João, no dia 21 de junho, desfilam a Marcha do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Marcha de Ervidel, Marcha de Lagos, Marcha de Armação de Pêra, Marcha do Museu de São Brás de Alportel – ‘As Laranjas do Algarve e os Santos Populares’, Marcha de Albernoa, Marcha de Odiáxere, Marcha de Salvador e Santa Maria da Feira e Marcha de Salvados e Quintos. A animação musical será com Marco António.
Para encerrar o evento, no dia 28 de junho, num elogio a São Pedro, desfilam a Marcha de Paderne, Marcha ‘Grupo Amigos da Pedreira’, Marcha da Associação SãoBrazArte – ‘A vida é um jardim’, Marcha da Sociedade Bordeirense, Marcha do Centro Republicano de Instrução, Recreativo Aljustrelense (CRIRA), com animação musical do Duo 64.
Para Jorge Carmo, presidente da Junta de Freguesia de Ferreiras, “é com orgulho que mantemos vivas as tradições populares, num ambiente festivo que une famílias, visitantes e toda a freguesia”.
A autarquia refere que as associações locais participam de forma ativa nestes eventos, dinamizando as tasquinhas disponíveis, como forma de recolherem verbas de apoio às respetivas atividades.