Festival da Sardinha contabiliza mais de 133 mil visitantes
Um total de 133.404 entradas foram registadas este ano no Festival da Sardinha, que decorreu de 30 de julho a 4 de agosto. A Câmara de Portimão garante que foram batidos todos os máximos de visitas.
O dia com maior afluência ao recinto foi precisamente o último, 4 de agosto, marcado pela atuação dos Delfins, com o registo de 28.031 entradas.
Durante os seis dias do evento foram consumidos 2.210 quilos de sardinha, confecionadas pelas cinco coletividades do concelho que marcaram presença no festival.
A autarquia adianta que estes números não contabilizam os largos milhares de pessoas que frequentaram os restaurantes aderentes e os diversos espaços de animação espalhados por toda a zona ribeirinha da cidade.
Por outro lado, a edilidade salienta “o facto de que, desde 2022, o festival é um evento sustentável, pelo que este ano foram “desviados” do aterro sanitário, com o empenho de todos os envolvidos, um total de 5 650 kg de matéria, que voltará a entrar no sistema circular de produção, nas seguintes quantidades: orgânicos – 4 300 kg; papel/cartão – 560 kg; plástico/metal – 680 kg; vidro – 110 kg”.
Segundo dados apurados pela EMARP – Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão, também foram enviados para o aterro 8 200 kg de indiferenciados.
No próximo ano, o Festival da Sardinha realiza-se de 5 a 10 de agosto.