Green Up desafia empreendedores a criarem propostas para Turismo mais Sustentável
Preparar empreendedores que saibam aproveitar a procura turística e direcioná-la para a sustentabilidade é o objetivo do ‘Green Up’, o programa promovido pela Territórios Criativos e pelo Turismo de Portugal e dirigido a escolas de Hotelaria e Turismo de todo o país.
O RoadShow do programa passará pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, no dia 11 de novembro, para apresentar o ‘GreenUp’ aos alunos da Escola e pretende desafiar os alunos a submeterem as suas propostas para um Turismo mais Sustentável.
O ‘Green Up’, que entra agora na segunda edição, aposta no Turismo Sustentável e na Economia Ambiental. O objetivo do programa é encontrar ideias inovadoras no setor junto dos jovens qualificados em Turismo. A valorização dos produtos e dos serviços endógenos, a sustentabilidade dos territórios e a promoção da economia circular são os pilares do programa.
As 35 ideias seleccionadas receberão apoio, ao longo de um programa de ideação, para ajudar a transformá-las num projeto – dando aos empreendedores acesso a formação, mentorias e acesso a uma rede de contactos vasta, desde especialistas em turismo sustentável a investidores e ‘business angels’. Os vencedores receberão ainda mais de cinco mil euros em prémio.
“Numa época em que o turismo foi tão afetado, com os números a revelarem uma descida substancial dos índices de atividade, é imprescindível procurar novas formas de operar. A sustentabilidade é um ponto fulcral para a estratégia do Turismo de Portugal e o Green Up pretende encontrar empreendedores com ideias nesta área em particular”, defende Maria Loureiro de Lemos, coordenadora do programa.
“Sabemos que há ideias muito boas por aí, queremos ajudá-las a tornarem-se realidade”, acrescenta ainda. As candidaturas encontram-se abertas até dia 1 de Dezembro 2020 e podem ser feitas online.
Agenda do programa
_RoadShow GreenUp: 1 a 30 Novembro
_Candidaturas: Até 1 de Dezembro 2020
_Bootcamp Online: 10 e 11 dezembro 2020
_Apresentação Final dos projetos: 27 de Janeiro de 2021