Guarda-noturno apanha polaco a incendiar plástico junto a obra em Lagos
O homem tinha sido detido pela PSP há cerca de duas semanas durante a madrugada no interior de um talho em Lagos e agora usou um isqueiro, pelas 05h10 da madrugada de domingo, 15 de março, para lançar fogo a uma rede plástica colocada num andaime num prédio junto à Avenida dos Descobrimentos. Desta vez não foi levado para a esquadra. Pouco antes, um guarda-noturno apagou um foco de incêndio num contentor do lixo junto a uma pizzeria situada junto à Praça Luís de Camões. Presidente da União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria) diz à «Algarve Vivo» que a cidade está a ser alvo de “atos de vandalismo”, aponta para “alguém pirómano” e vai pedir explicações à Polícia de Segurança Pública após a ocorrência de seis fogos em apenas dois dias.
José Manuel Oliveira
Um homem de nacionalidade polaca, aparentando entre 40 e 50 anos de idade, foi surpreendido em flagrante delito por um guarda-noturno de Lagos pelas 05h25 da madrugada de domingo, a incendiar com um isqueiro uma rede plástica colocada num andaime e que serve de proteção à obra num prédio situado junto ao posto de abastecimento de combustíveis da Repsol, na Avenida dos Descobrimentos, nesta cidade. Esse edifício faz bifurcação com aquela avenida e a Rua Dom Vasco da Gama.
O foco de incêndio acabou por ser extinto pelo guarda-noturno, com água que se encontrava na sua viatura, evitando assim a propagação das chamas àquele e a outros edifícios. Não se registaram feridos.
Na altura, conseguiu ainda reter no local o autor do crime até à chegada de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), entretanto alertada para o sucedido. Segundo apurou a «Algarve Vivo», trata-se do mesmo indivíduo que foi apanhado por um popular durante a madrugada há cerca de duas semanas no interior do Talho André, junto ao Mercado Municipal de Santo Amaro, em Lagos, tendo na altura ficado em liberdade após ser detido pela PSP. Desta vez, ao que se sabe não foi levado para a esquadra, apesar de incorrer num crime público com moldura penal de três a dez anos de prisão.
Alto e usando barba, o homem, que se encontra em Portugal pelo menos desde o início deste ano, diz ser reformado da Polícia do Canadá e vive numa autocaravana junto ao Estádio Municipal de Lagos.
Pouco antes daquele fogo de origem criminosa, ocorreu, pelas 05h10 horas da madrugada deste domingo, um outro incêndio num contentor do lixo que se encontrava junto à Pizzeria Itália, localizada nas imediações da Praça Luís de Camões, também em Lagos, tendo sido apagado por um guarda-noturno.
As autoridades estão a relacionar estes dois fogos com outros três que deflagraram durante a madrugada de sábado, atingindo dois deles também contentores do lixo, ou seja, tudo no espaço de tempo de apenas 24 horas, e admitem tratar-se da mesma pessoa. ”Há um pirómano em Lagos”, dizem à «Algarve Vivo».
Já neste domingo, ao início da tarde, de acordo com informações recolhidas, ardeu uma caixa de madeira frente a um ecoponto instalado junto ao terminal rodoviário, nesta cidade. Não houve feridos.
Preocupado com a vaga de incêndios de origem criminosa está o presidente da União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria), Carlos Saúde, que, em declarações à «Algarve Vivo», alerta para os “atos de vandalismo” que têm assolado a cidade e vai pedir explicações à PSP.
“Trata-se de uma situação preocupante, acredito que os fogos não serão iguais, mas tudo aponta para que sejam praticados por alguém pirómano. Para já, vou saber quais as diligências que estão a ser levadas a efeito pelas autoridades policiais”, sublinhou o autarca lacobrigense.