História e património de mãos dadas em Lagoa

Texto: Rui Pires Santos


Lagoa vai ser palco de mais uma edição dos ‘Percursos Performativos no Património’, evento que ao longo de quatro sessões revela locais, personagens e histórias que mostram muito sobre a identidade e cultura do concelho.

Assim, pelo terceiro ano consecutivo o Município promove um conjunto de percursos pedestres que visam interagir com elementos representativos do território. Cada trajeto é temático e baseia-se numa narrativa histórica que procura reforçar os laços de afetividade com o património material e imaterial, a história e as tradições. Partindo da geografia concelhia e das suas paisagens urbanas, o evento conta, ao longo do percurso, com apontamentos de teatro e de música.

As performances tratam de acontecimentos e pessoas preponderantes no desenrolar da vida do concelho, resultando em autênticas viagens no tempo, contando como Lagoa evoluiu ao longo dos últimos dois séculos e meio e que lagoenses contribuíram para a construção do que ainda é visível no traçado das ruelas, nas casas particulares ou nos edifícios públicos. Neste périplo, a organização procura sensibilizar para a salvaguarda do património cultural e da identidade local.
 
Arranque em Ferragudo
O primeiro percurso está marcado para 15 de março, às 16h30, em Ferragudo, com partida na Praça Rainha D. Leonor. ‘1520-2020: 500 anos do lugar de Ferragudo’ é o mote para um passeio com muitas histórias de interesse.

Segue-se, a 29 de março, às 17h30, um trajeto em Estômbar, sob o mote ‘Figuras e famílias estombarenses’. Já em abril, no dia 19, às 18h00, os participantes ficarão a saber mais sobre ‘A criação de um concelho’, título do terceiro percurso que terá assim lugar na cidade de Lagoa. A fechar a edição de 2020 dos percursos performativos, a freguesia de Porches receberá o último trajeto com o tema ‘Senhora da Rocha: a lenda e o lugar’.

A participação nestes percursos é gratuita e aberta a maiores de 6 anos, no entanto, limitada a 75 participantes em cada sessão, devendo, quem queira participar, efetuar o registo prévio online em  www.cm-lagoa.pt ou presencial no Convento de S. José e no Auditório Carlos do Carmo.

Os ‘Percursos Performativos no Património’ contam com a colaboração do grupo de teatro Te-Atrito, do coletivo musical Al-Fanfare e do Restaurante Charneco. É promovido pela Câmara Municipal de Lagoa no âmbito do 365 Algarve.

You may also like...

Deixe um comentário