Investimento de milhões renova museu de Lagos

Texto: Jorge Eusébio


O renovado Museu Municipal Dr. José Formosinho deverá reabrir ao público no primeiro trimestre do próximo ano. 

Essa é a expectativa do presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, que está convencido irem, nessa altura, os visitantes “ficar muito surpreendidos e agradados” com as alterações que aí vão encontrar.

Desde logo porque foi desenvolvida uma empreitada de grande dimensão de reabilitação e remodelação do edifício, que envolveu um investimento de 691 mil euros. 

Essa obra, que “está praticamente concluída”, abrangeu todas as componentes do imóvel, como pavimentos, paredes e tetos, vãos e instalações elétricas e outras. O edifício ficou, igualmente, dotado de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, colmatando-se assim uma lacuna importante.

Restauro das peças
Nesta altura estão a desenvolver-se diversas intervenções ao nível da aquisição e colocação de novo mobiliário para no interior e de “exigentes trabalhos de conservação, restauro e preservação do espólio”, que era essencial ser feito pois “muitas peças não tinham sido alvo de qualquer tipo de restauro desde que ali foram colocadas”, diz o presidente.

Também a vertente multimédia vai ser modernizada, tendo, para o efeito, a autarquia lançado, recentemente, um concurso, no valor de 150 mil euros, para o fornecimento e montagem do equipamento e a conceção e produção dos respetivos conteúdos. Estes são trabalhos muito especializados, minuciosos e demorados que acabaram por demorar um pouco mais do que o que estava inicialmente previsto. Isso, diz o autarca, deverá fazer com que o custo total da obra ultrapasse os 3,4 milhões de euros que estavam orçamentados, dos quais cerca de 2 milhões são financiados pelo fundo comunitário FEDER.

Obras avançam para o antigo edifício da PSP
Esta é, contudo, apenas a primeira fase da intervenção. A segunda consiste na reabilitação do edifício existente do outro lado da rua, que durante muitos anos funcionou como esquadra da PSP.

Depois de recuperado e remodelado, o imóvel será também destinado a espaço museológico, funcionando como Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Dr. José Formosinho. A Câmara lacobrigense vai aproveitar para o efeito não apenas o imóvel, mas também um grande pátio exterior adjacente que vai funcionar como “um espaço de exposição ao ar livre”.

Hugo Pereira diz que o “projeto de intervenção desta segunda fase da intervenção está praticamente fechado”, o que significa que já faltará pouco tempo para que seja lançado o respetivo concurso para escolha da empresa que ficará responsável pela sua execução.

Desta forma, conclui o autarca, “vai ser possível alargar substancialmente a área de exposição do museu e enriquecer ainda mais um espaço cultural que desde há muito tem merecido reconhecimento nacional e internacional”.

You may also like...

Deixe um comentário