Isilda Gomes representa Algarve no Comité das Regiões da União Europeia
A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, participou, enquanto membro efetivo do Comité das Regiões da União Europeia (UE), na sessão inaugural do sétimo mandato deste importante órgão comunitário, responsável pelas políticas dirigidas às regiões e municípios, o qual vigorará entre 2020 e 2025.
No quadro orgânico do Comité das Regiões para este mandato, Isilda Gomes passa a integrar a Comissão de Recursos Naturais (NAT), cujas responsabilidades englobam áreas tão sensíveis como a saúde pública, a proteção civil, o turismo, as pescas, a economia do mar e a agricultura, fazendo também parte da Comissão da Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura (SEDEC).
Para além da autarca de Portimão, compõem a representação portuguesa mais 11 membros, entre os quais os presidentes das câmaras de Lisboa (Fernando Medina), Sintra (Basílio Horta) e Aveiro (Ribau Esteves), bem como o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque. Por outro lado, Isilda Gomes foi convidada pelo presidente do Grupo Parlamentar Europeu Socialista, o francês Christophe Rouillon, para representar este organismo político no grupo de contacto com o Reino Unido.
Perante os 329 membros do Comité das Regiões, em representação dos 27 Estados-Membros da UE, o grego Apostolos Tzitzikostas, novo presidente eleito, definiu três prioridades para o seu mandato, a primeira das quais será “a aposta na coesão territorial, inovação e empreendedorismo, mas também encontrando soluções credíveis para a gestão da migração, liderada pela solidariedade.”