Já podem ser vistas em direto ondas na Praia da Rocha

O projeto ‘Ondas em direto da Praia da Rocha’, que consiste na transmissão direta por ‘streaming’ das ondas e do mar, a partir de uma ‘webcam’ localizada no exterior do Centro Municipal de Apoio Desportivo da Praia da Rocha, foi apresentado no dia 6 de outubro.

A ideia foi concretizada graças a uma parceria entre o município e o Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes (AEMTG), tendo sido executado por uma equipa formada pelos professores do grupo de geografia e por um docente de informática. O objetivo é, segundo divulgou a autarquia, disponibilizar imagens vídeo, em tempo real, à comunidade ligada aos desportos náuticos e aos munícipes, turistas e visitantes, numa transmissão contínua.

Na apresentação, Francisco Pereira, coordenador do projeto, destacou a parceria do AEMTG com a Câmara Municipal, falando na existência de um painel com seis variáveis, que se manifestam a nível local na estação meteorológica escolar do agrupamento e que se atualizam a cada cinco minutos.

Ou seja, a pretensão é “abrir uma espécie de ‘janela vídeo’ para as ondas da Praia da Rocha, que inclua o molhe”, locais onde decorrem “muitas das atividades promovidas pelas escolas” a nível de desportos de mar, como o surf e o bodyboard. Outras modalidades de náutica e de recreio, bem como os turistas balneares, podem ainda recolher informações sobre as condições de mar, das ondas e do vento.

Na mesma sessão, Teresa Mendes, vereadora com o pelouro da educação, sublinhou o empenho dos professores envolvidos no projeto e a relevância da ‘webcam’, “que vai servir a comunidade local” e os visitantes.

O projeto ‘Ondas em direto da Praia da Rocha’, que em 2018 teve a sua primeira emissão experimental e que foi suspenso nos anos seguintes devido à pandemia, está disponível em plataforma online (https://www.youtube.com/embed/live_stream?channel=UCgc94Z6At-5cWGkI_Z2vr5g&autoplay=1).

You may also like...

Deixe uma resposta