João Raposo: “Prémio é um grande estímulo para continuar e manter a qualidade”

O vinho Dona Niza Arinto 2019 fez história ao ser o primeiro branco a vencer o Concurso de Vinhos do Algarve, realizado a 6 de maio, numa organização da Comissão Vitivinícola do Algarve. Esta foi uma excelente notícia para Lagoa, mas também para o empresário e produtor João Raposo, responsável pela marca, que diz sentir-se orgulhoso.

“Foi muito importante. Todos gostamos de algum reconhecimento, dá-nos estímulo e motivação para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho com qualidade. Por outro lado, queremos também contribuir para que Lagoa volte a ser uma terra de vinho de primeiro plano com o nosso parceiro e enólogo, o engenheiro João Marques do Ó, que é uma grande técnico”, afirma ao Lagoa Informa.

O prémio garantiu quase de imediato visibilidade ao néctar e João Raposo já recebeu inúmeras encomendas de caixas de “Porto, Lisboa e outras zonas do país”, de pessoas e empresários que pretendem conhecer este vinho.

Num ano muito difícil devido à pandemia, o Dona Niza registou grandes quebras nas vendas, “superiores a 60 por cento”, revela. “Os nossos maiores clientes são os restaurantes, que estiveram fechados. Está a ser difícil, mas com muito esforço, resiliência e calma vamos conseguindo manter a esperança de que as coisas irão melhorar”, acrescenta.

No concurso foram provados 135 vinhos do Algarve, entre brancos, rosés e tintos de excelente qualidade de 32 produtores, o que traduz um aumento de 20% no número de vinhos inscritos, e de aproximadamente 30% do número de produtores participantes, em comparação com a última edição.

Foram premiados com Medalha de Ouro os vinhos Marquês dos Vales Grace Vineyard Tinto 2014 (Quinta dos Vales) e o Lagoa Reserva Branco 2019 (Única), enquanto o Dialog Tinto 2014 (Quinta dos Vales) ganhou a Medalha de Prata.

Autarquia felicita
A Câmara de Lagoa, que nos últimos anos tem apostado forte na promoção dos vinhos, não deixou passar em claro este prémio, até porque outros produtores do concelho receberam distinções.

“Quero em nome do município felicitar o produtor do Dona Niza pelo prémio alcançado. É sem dúvida um vinho de grande qualidade que Lagoa tem para oferecer a quem nos procura, enquanto destino turístico. Quero, igualmente, felicitar os outros vinhos pela qualidade que apresentam”, afirmou Luís Encarnação, presidente da autarquia.

You may also like...

Deixe uma resposta