José Carlos Rolo exige revisão de critérios para cálculo de incidência da covid-19
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, considera que os critérios que o governo aplica no cálculo da incidência covid-19 são discriminatórios, pois não considera a realidade do território que depende do turismo.
“O executivo municipal considera que o cálculo por cem mil habitantes é totalmente injusto para o concelho de Albufeira, tendo em conta que o número de residentes que é utilizado pelo governo não se adequa nem deve ser aplicado, pois os turistas são considerados como população presente, mas caso ocorra um caso positivo este é, contraditoriamente, incluído nas contagens do concelho. E assim se inflaciona artificialmente um rácio tão importante para a decisão do nosso futuro imediato”, lamenta o autarca.
“Este facto foi por mim abordado numa das conversas presenciais que mantive com a secretária de Estado do Turismo, bem como com o presidente da Região de Turismo do Algarve e outras autoridades regionais, no sentido de resolver a situação que muito prejudica a nossa região”, acrescenta ainda.
O presidente da Câmara Municipal refere que, neste momento, pode estar no concelho o dobro da população residente. Aliás, o autarca refere os aumentos das quantidades de resíduos recolhidos em comparação com o mês de maio, que sofreram um crescimento de 30 por cento, o aumento do consumo de água e o crescimento dos pedidos de serviços à Rádio Táxi de Albufeira.
Esta é uma das razões que leva a Câmara Municipal a exigir uma “revisão destes critério”, argumentando que esta avaliação provocará um desaceleramento nas economias locais e regionais, o que provocará diversas consequências negativas para a região.
Defende ainda que esta mudança dos critérios, numa região e concelhos que vivem do turismo, é uma “medida urgente e justa”. A exigência é levada a cabo devido à última avaliação do governo, divulgada esta quinta-feira, 17 de junho, que ditou que Albufeira se mantivesse na fase de desconfinamento aplicada a 14 de junho, por ter mais de 120 casos por cem mil habitantes acumulados.
José Carlos Rolo recorda ainda que “no Centro de Testagem de Albufeira apenas são identificados 25 por cento de casos positivos, sendo que este equipamento está a testar, simultaneamente, a população residente e os turistas”.
“Consideramos que este Centro de Testagem é uma mais-valia para o concelho, uma vez que os turistas para regressarem aos seus países de origem necessitam obrigatoriamente de um teste certificado e não existe capacidade de resposta para o efeito a nível dos privados”, destaca.
Por fim, o autarca de Albufeira apela a todos os comerciantes e população para que cumpram as regras da Direção-Geral da Saúde, as diretrizes e os conselhos divulgados pela Câmara Municipal para que o concelho possa progredir nas próximas avaliações.