Lagoa aderiu ao projeto ‘A História do Algarve vai à Escola’
O projeto ‘A História do Algarve vai à Escola’, da autoria da professora Maria João Raminhos, integra desde o início do ano o município de Lagoa. Tanto que já houve três sessões no Convento de São José, a 24 de janeiro, a 7 e a 28 de fevereiro, abrangendo 156 alunos do ensino secundário e Cursos de Educação e Formação (CEF) dos agrupamentos escolares do ensino público do concelho.
A iniciativa resulta de uma investigação em História Contemporânea e pretende dar a conhecer o Algarve através do seu passado, permitindo aprendizagens dentro e fora da sala de aula.
A proposta pretende dar a conhecer e realçar algarvios até então desconhecidos, que estiveram no centro de decisivos acontecimentos históricos, desde a Monarquia à consolidação e reconhecimento internacional da República. O projeto debruçou-se sobre ‘A resistência no feminino: a mulher algarvia no Estado Novo’, realçando o papel das mulheres quer na região, quer no resto do país, e evidenciando as que se opuseram ao regime ditatorial, mas que permaneceram esquecidas durante largos anos.