Lagoa é primeira Câmara Municipal certificada em todo o país
A Câmara Municipal de Lagoa recebeu a 11 de julho, no Palácio Foz, em Lisboa, o diploma de conclusão do processo de certificação acreditada pela NP4552:2016, tornando-se assim a primeira Câmara Municipal do país a receber a Certificação da Norma Portuguesa 4552:2016 com a implementação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal. A distinção contou com a participação da Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, e de Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
A autarquia já tinha aderido aderiu ao Programa 3 em Linha promovido pelo Governo de Portugal a 6 de fevereiro, com o objetivo de tornar transversal a conciliação na sociedade portuguesa, favorecendo a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento e contribuindo para a sustentabilidade demográfica ao garantir mais condições de apoio à guarda e acompanhamento da família.
“A Câmara Municipal enquadra na sua organização através do Código de Ética, os valores da igualdade e não discriminação, a transparência, a sustentabilidade, o respeito pelos direitos humanos, a integridade e a equidade”, descreve. Este sistema, contribuirá para a satisfação de colaboradores, motivando-os e tornando a autarquia num local atrativo para trabalhar.
“O foco da Câmara Municipal de Lagoa ao longo deste primeiro ciclo de 3 anos de certificação do Sistema, está no aumento das qualificações e capacitação dos trabalhadores e trabalhadoras, com formação ajustada à função e interesses, aperfeiçoando a comunicação interna das medidas existentes, bem como o diálogo social com o objetivo primeiro de melhorar a qualidade do serviço prestado aos munícipes”, sublinha a autarquia.
Em complemento, quer facilitar mais tempo aos funcionários municipais para que estes possam acompanhar a família em datas importantes, com acesso a serviços no âmbito da ocupação de tempos livres dos filhos em tempos de férias escolares, descontos na utilização de equipamentos desportivos e culturais. Outro dos objetivos é permitir a flexibilidade e várias modalidades de horários de trabalho de acordo com as necessidades do foro pessoal e familiar dos colaboradores. “Esta nova visão na gestão de recursos humanos na administração pública, com forte envolvimento da liderança de topo e intermédias da Câmara Municipal de Lagoa, permitirá uma mudança da cultura organizacional, em que o tempo do trabalho seja tão importante, como o tempo do cuidado, o cuidado dos outros e de nós mesmos, com práticas sociais e laborais que possam ir além da normatividade jurídica, criando inovação e diferenciação no tratamento de situações para cada uma das pessoas”, justifica a autarquia.