Lagoa entre os melhores na eficiência financeira
A Câmara Municipal de Lagoa continua entre as melhores autarquias a nível nacional na eficiência financeira, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, uma iniciativa da Ordem dos Contabilistas Certificados, divulgado a 24 de novembro.
Lagoa, na média dimensão, é o município com ‘contas mais certas’, Porto é líder nos de grande dimensão, e Arronches nos de pequena dimensão.
Portugal tem 308 municípios, mas segundo o anuário, em 2019 apenas uma em cada quatro câmaras obteve um nível satisfatório de eficiência financeira, resultando uma lista de 75 municípios que passaram no teste dos critérios fixados.
No Anuário apresentado dia 24 de novembro, foi explicado que entre os grandes municípios, o Porto obteve 1744 pontos em 1900 possíveis. Nos de média dimensão, Lagoa conseguiu 1681 e Arronches, no distrito de Portalegre, lidera a lista dos mais pequenos em população, alcançando 1635 pontos. Segundo o estudo, 49 dos 75 municípios com nível global satisfatório obtiveram uma pontuação entre 50% e 70% da pontuação máxima possível.
A nível global, a dívida dos municípios desceu 8,4%, para 3676,1 milhões de euros, em 2019, ano em que, ainda assim, 22 municípios ultrapassaram o limite de endividamento previsto na lei.
Para chegarem a este ‘ranking’, os autores tiveram em consideração as prestações municipais em 10 indicadores: Índice Liquidez, Razão entre o Resultado Operacional (deduzido de amortizações e provisões) e os Proveitos Operacionais, Peso Passivo exigível no Ativo, Passivo por habitante, Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, Taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, Grau de execução do saldo efetivo, Índice de Dívida Total, Índice de Superavit e Impostos diretos por habitante.