Lagoa já já investiu 5 milhões em eficiência energética

A Câmara de Lagoa já aplicou cinco milhões de euros em energias renováveis e eficiência energética nos últimos anos.
A contabilização do investimento foi feita durante a celebração da ‘Hora do Planeta’, que se assinalou no sábado, dia 27 de março. Segundo a autarquia, a aposta passou pela substituição por LED na iluminação pública, na aplicação de energia renovável como fonte de de abastecimento dos edifícios camarários, instalando painéis fotovoltaicos, bem como a substituição de equipamentos para redução do consumo nos imóveis camarários.


“O investimento na substituição da iluminação pública para LED tem sido uma das principais prioridades do município”, tendo este desembolsado, ao longo dos últimos anos, 4,8 milhões de euros, refere a autarquia.


Por sua vez, a aposta na tecnologia LED, “com redução da potência média de 105 Watts para 43 Watts, já permitiu atingir uma poupança de consumo em cerca de 60 por cento”, contabiliza ainda.

A instalação de unidades de produção descentralizada nos edifícios municipais tem sido outra das preocupações, sendo que, na atualidade, a potência total instalada em painéis fotovoltaicos já chegou perto dos 302 mil euros. A autarquia afirma ainda que está previsto um investimento de 64 mil euros, este ano.


No caso da eficiência energética, a Câmara Municipal de Lagoa substituiu aparelhos nos edifícios desportivos e no auditório, reduzindo a potência instalada de 100 Quilowatts para cerca de 55 Quilowatts, atingindo uma poupança estimada de 45 por cento.


“É muito importante despertar a consciência de todos, mas mais importante são os passos firmes que vamos dando para a preservação do Planeta Terra”, disse o autarca Luís Encarnação.

You may also like...

Deixe uma resposta