Lagoa recebe sessão do ‘roadshow’ “Autarquia Inova”
Na próxima segunda-feira, 10 de abril, Lagoa recebe na sala polivalente do Auditório Municipal uma sessão do “Autarquia Inova”, um ‘roadshow’ que está a passar pelos 16 municípios do Algarve.
É objetivo desta ação estimular iniciativas empreendedoras que resultem na criação do autoemprego e da promoção da incorporação de inovação no tecido empresarial da região, através da disseminação de boas práticas e da apresentação de testemunhos de empresas algarvias que desenvolvem projetos na área da investigação e desenvolvimento tecnológico e de inovação.
A sessão de abertura, marcada para as 9h45, vai contar com as intervenções de Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, e Hugo Barros, coordenador do CRIA da Universidade do Algarve.
Na sessão da parte da manhã, vocacionada para potenciais empreendedores, irão ser abordados os seguintes temas: ‘Da ideia aos primeiros euros – principais etapas na criação de um negócio’, ‘Sistemas de incentivos à criação de empresas’ e ‘Empreendedorismo na primeira pessoa’. Durante a sessão, o Gabinete de Empreendedorismo da Câmara local apresentará o Centro de Acolhimento Empresarial.
À tarde, o programa recomeça às 14h15 e dirige-se a empresários já estabelecidos. Os painéis irão integrar os temas ‘A Universidade do Algarve como parceiro de projetos de inovação empresarial’ e ‘Apoios financeiros à inovação empresarial: CRESC2020, MAR2020, PDR2020, Valorizar’. Serão também apresentados testemunhos de inovação nas empresas.
O ‘Autarquia Inova’ é organizado pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve, em colaboração com a NERA – Associação Empresarial do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. É financiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, através dos projetos CRIA START + Projeto de Fomento e Apoio ao Empreendedorismo e à Criação de Novas Empresas Inovadoras e TT 2.0. – Projeto de Aceleração dos Processos de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para o Mercado.