Lagoense mostra Chi Kung, a terapia que reduz o stress

Nascido e criado em Lagoa, Filipe Silva, 44 anos, está há muito tempo ligado às terapias alternativas, mas foi a partir de 2016 que se dedicou mais em particular ao Chi Kung, uma prática oriental que ajuda a aliviar o stress e a encontrar um maior equilíbrio físico e emocional. Dá aulas particulares e ao ar livre em Lagoa, Silves e Portimão, contando com um grupo regular de praticantes, que encontram nestas sessões um momento de pausa, relaxamento e uma forma de abrandar o ritmo do quotidiano.

“Neste momento estou a fazer aulas regulares em Lagoa, em frente à Escola Jacinto Correia, mas também algumas em Silves, de preferência ao ar livre e em contacto com a natureza. No Verão, chegámos a fazer sessões e eventos pontuais na praia, ao nascer e pôr do sol, que foram muito positivos e agradáveis”, afirma o instrutor ao nosso jornal, que apesar de ser de Lagoa, é nos concelhos vizinhos que tem maior adesão e praticantes.

Também mestre de Reiki, o lagoense explica como pode esta prática ajudar as pessoas. “Pela minha experiência pessoal ajuda na recuperação de lesões, a ganhar mais flexibilidade articular, a aliviar os sintomas de stress e ansiedade e auxilia no sono”, explica, revelando o ‘feedback’ dado pelos seus alunos. “Dizem que ao fim de três ou quatro aulas sentem diferenças. Melhoram a mobilidade e sentem maior alívio das dores. Por exemplo, tenho o caso de uma senhora que não se conseguia baixar ou levantar a perna e ao fim de seis meses de prática, já tinha recuperado uma grande parte da mobilidade”, salienta.

O que é
O Chi Kung é uma prática terapêutica, ancestral, que faz parte da medicina tradicional chinesa. É um trabalho de escuta de observação com o objetivo de alinhar o corpo físico, a respiração e a mente, através do movimento e da quietude das posturas. Dizem os defensores desta terapia que a sua prática estimula o fluxo de energia dentro do corpo para que ela se movimente, se harmonize através dos meridianos e dos nossos chakras.

Esta prática utiliza posturas, sequências de movimentos fluidos e suaves com foco na respiração, sendo uma técnica destinada a todos os que procuram a saúde e o equilíbrio e pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária. Existem diversos tipos de Chi Kung e todos eles se baseiam nos princípios de manter as costas direitas, ter uma postura bem apoiada e enraizada no chão, estar relaxado, respirar de forma consciente focando-se nos movimentos do diafragma e estabelecer uma intenção ao longo da prática para harmonizar a saúde e o equilíbrio do organismo.

Os interessados em conhecer melhor esta prática ou fazer uma aula podem contactar por telefone (969 226 483) ou online (https://www.filipemtsilva.pt/).

You may also like...

Deixe uma resposta