Lagos acolheu Dia do Consulado da Alemanha
A Fortaleza Ponta da Bandeira, em Lagos, foi o local escolhido para a realização das comemorações do Dia do Consulado da República Federal da Alemanha (RFA) que se assinalaram na passada 5.ª feira, dia 30 de maio.
A cerimónia contou com as presenças e intervenções de Alexander Ratenhnau (Consul Honorário da RFA em Lagos), Tanja Weise (Chefe da Secção Consular da Embaixada Alemã em Lisboa), Catrin George Ponciano (Jornalista e Escritora), Dr. Hans-Joachim Böhmer (Diretor Executivo da Câmara de Comércio Luso-Alemã) e Maria Joaquina Matos (Presidente da Câmara Municipal de Lagos).
Do programa constaram ainda uma exposição de arte e momentos de animação musical a cargo de uma banda de música pop alemã.
Maria Joaquina Matos congratulou-se pela escolha deste espaço, histórico e emblemático da cidade, para receber as Comemorações do Dia do Consulado e manifestou, uma vez mais, a disponibilidade da autarquia para colaborar com o cônsul honorário em tudo o que seja necessário no âmbito do apoio à comunidade alemã residente em Lagos.
Recorde-se que Alexandre Rathenau tomou posse como Cônsul Honorário da RFA há pouco mais de dois anos, numa cerimónia realizada no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI. É desde então que a cidade de Lagos acolhe o Consulado, apesar da presença de cônsules alemães na região algarvia ter mais de dois séculos, facto que atesta a grande tradição das relações entre a Alemanha e o Algarve.
Os mais de 300 cônsules honorários existentes em todo o mundo constituem uma rede extremamente importante para o Ministério das Relações Externas da República Federal da Alemanha. São os representantes e interlocutores locais, são simultaneamente os contactos dos cidadãos alemães e da Embaixada Alemã e distinguem-se pelo mérito de ligar as suas inúmeras experiências e contactos locais com os seus conhecimentos da língua e cultura alemãs.