Lagos dá vales de 100 euros
Texto: Jorge Eusébio
Natal no comércio local’ é o lema da campanha que a Câmara Municipal de Lagos está a promover, em parceria com a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).
Uma das suas vertentes é a oferta de 50 vales no valor unitário de 100 euros para descontar em compras no comércio local.
Para se habilitarem, os residentes ou visitantes apenas têm de fazer uma compra nas lojas aderentes, até ao dia 5 de janeiro.
Por cada uma, de valor igual ou superior a 10 euros, recebem cupões de participação até um máximo de 15 por fatura.
Depois de preenchidos, os cupões devem ser colocados numa tombola instalada no Posto de Informação Turística de Lagos (Praça Gil Eanes), sendo que o sorteio será efetuado a 6 de janeiro.
Esta é uma iniciativa que tem como objetivos essenciais a dinamização do centro da cidade e o incentivo à realização de compras no comércio local, de forma a tentar ajudar a salvar a tradicional ‘época alta’ de vendas dos comerciantes, que, este ano, devido aos efeitos da pandemia, não vai ter a dimensão habitual.
Quem queira seguir o repto da autarquia lacobrigense e fazer as suas compras nas lojas da cidade tem a possibilidade de estacionar a sua viatura, de forma gratuita, no Parque da Frente Ribeirinha, durante 3 horas, entre 1 de dezembro e 1 de janeiro, mediante apresentação de talão de compras superior a 10 euros.
Também nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, o estacionamento é gratuito durante o mesmo período.
Esta campanha faz parte de uma iniciativa mais abrangente, intitulada ‘Natal em Lagos’, que inclui a realização de um concurso de montras, dirigido a comerciantes que possuam estabelecimento no concelho.
As montras serão alvo de avaliação por parte de um júri, sendo que, para os três primeiros estabelecimentos classificados, existem prémios monetários no valor de 500, 300 e 200 euros.
Os critérios que vão ser analisados para decidir as vencedoras são: originalidade e criatividade; harmonia e estética do conjunto e impacto visual. Os resultados finais são conhecidos no Dia de Reis, 6 de janeiro.
O programa agendado para o Natal e fim de ano, devidamente adaptado à fase pandémica que atravessamos, também integra espetáculos no Centro Cultural de Lagos, sessões de cinema, a emblemática Natalândia do Zoo de Lagos e a iluminação e decoração natalícias nas ruas do concelho.