Loulé acolhe Campeonato Nacional de Boccia

Boccia

No fim-de-semana de 14 e 15 de março, o Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé recebe o Campeonato Nacional de Boccia 2015 – Zonas Centro, Sul e Ilhas para as classes BC1, BC2, BC4, BCE.

Numa organização da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, esta é uma iniciativa que integra o programa “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”.

No sábado, dia 14, a competição arranca pelas 10h00 e estende-se até às 18h00. Já no domingo, dia 15, os jogos têm início às 10h00 e as finais estão marcadas para as 11h00, realizando-se o Torneio de Boccia Sénior entre as 10h00 e as 13h00.

O evento finaliza com a cerimónia de encerramento e entrega de medalhas.

O que é Boccia?

Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do império romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, entre os quais o bowling e a petanca.

Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, em estreita colaboração com a CP – ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).

As vertentes de jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade paralímpica em 1984, nos Jogos de Nova Iorque.

É um desporto indoor, de precisão, em que são arremessadas bolas, seis de couro azuis e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca, chamada de “jack” ou bola alvo.

É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores, podendo a modalidade ser disputada de forma individual, em pares ou por equipas.

Sem limites de idade, é um jogo misto e pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras, tanto mais que os recursos materiais, assim como as regras de Boccia, foram adaptados de forma a possibilitar a prática a pessoas que tenham dificuldades motoras, daí ser a modalidade principal para atletas portadores de paralisia cerebral.

A habilidade, agilidade e inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, através da aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância.

Portugal conta com vários atletas de reconhecido mérito e valor internacional e, fruto disso mesmo, é presença nos tops dos rankings mundiais da modalidade.

You may also like...

Deixe um comentário