Loulé assinala Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres com exposição da APAV
No âmbito da comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Câmara Municipal de Loulé apresenta a exposição APAV | Pelos Direitos das Vítimas.
Patente ao público até 29 de dezembro, no Centro de Artes e Cultura de Loulé, a exposição reúne uma seleção de campanhas históricas de sensibilização pública, promovidas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), ao longo da sua história. As peças expostas retratam a luta da APAV contra a violência em todas as suas formas, desde o abuso sexual à violência doméstica, passando pelo tráfico de seres humanos e a discriminação.
Este evento é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e do combate à violência contra as mulheres. É também uma homenagem às vítimas e aos seus familiares, que, muitas vezes, enfrentam um longo e difícil caminho para recuperar das consequências da violência.
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, instituído pela ONU a 25 de novembro, constitui um marco no combate à violência exercida contra as mulheres. É uma data para alertar os decisores políticos bem como toda a sociedade para os vários casos de violência praticada contra mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus-tratos físicos e psicológicos.
Em 2022, a APAV apoiou 11.410 vítimas do sexo feminino: 1.560 eram crianças e jovens; 6.959 tinham entre 18 e 64 anos; e 1.163 eram pessoas idosas.
A APAV disponibiliza um conjunto de serviços gratuitos, confidenciais e qualificados, de apoio emocional, jurídico, psicológico e prático às pessoas vítimas de crime e de violência.