Loulé define estratégia de prevenção e combate aos incêndios florestais
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loulé aprovou o Plano Operacional Municipal de Loulé para 2024, que regula a articulação entre entidades municipais e distritais, definindo a estratégia de prevenção e combate dos incêndios florestais.
O plano tem como grandes objetivos “desenvolver um sistema de deteção e vigilância articulado e eficaz, mobilizar rapidamente os meios de combate, extinguir os incêndios na sua fase inicial e evitar o risco para a população, seus bens e atividades”, revela a câmara.
Refira-se que a legislação obriga todos os municípios do país a aprovar o seu plano até 15 de abril. No caso de Loulé, o documento foi aprovado por unanimidade.
Na reunião em que o documento foi aprovado, estiveram presentes representantes da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), que apresentaram o Programa de Regional de Ação (PRA) do Algarve, documento que se encontra em consulta pública até ao dia 7 de maio.
No período estival que se aproxima, o Município de Loulé afirma que pretende continuar com “algumas das ações que, em anos anteriores, têm sido determinantes para a prevenção e mitigação dos incêndios neste território”. É o caso da parceria com o “Regimento de Infantaria Nº 1 do Exército Português para vigilância ou as equipas da GNR a cavalo, em veículo 4×4 ou de mota que patrulham toda a área florestal”.