Loulé promove conferência sobre ambiente e desenvolvimento sustentável
O Município de Loulé promove, a 2 de fevereiro, a 1.ª ‘Conferência Capital Natural – Desafios do Desenvolvimento Sustentável’.
Esta iniciativa acontece a partir das 9h00, no Hotel Wyndham Grand Algarve, na Quinta do Lago, e pretende promover a consciencialização sobre a importância do capital natural e o seu papel fundamental na sustentabilidade global, bem como sobre os mercados de carbono.
A conferência é uma parceria da Câmara Municipal de Loulé com o BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. O evento contará com diversos palestrantes que abordarão temas como o mercado de carbono, as oportunidades da agenda climática e os desafios e oportunidades de valorização do capital natural.
Entre os oradores confirmados está Humberto Delgado Rosa, diretor para a Biodiversidade da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia. O convidado irá falar sobre o estado atual do planeta e os desafios que se colocam no futuro.
A conferência também contará com a apresentação da Agenda de Sustentabilidade, Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do Concelho de Loulé 2020-25.
Além das palestras, haverá ainda dois debates, a apresentação de cinco casos de estudo de empresas em Portugal e um momento de networking para a apresentação de entidades a atuar na área da biodiversidade e do capital natural.
O objetivo da conferência é consciencializar para a relevância da valorização do capital natural na preservação do meio ambiente e promover a troca de conhecimento sobre estratégias empresariais bem-sucedidas para integrar o capital natural. Pretende-se ainda construir parcerias entre empresas, organizações e comunidade, visando ações conjuntas para a preservação e valorização do capital natural.
A conferência é gratuita, mas carece de inscrição prévia nesta ligação.
As inscrições estão limitadas aos lugares disponíveis.
A conferência é promovida pela Câmara Municipal de Loulé, no âmbito da sua Agenda de Sustentabilidade, integrada na política municipal de ação climática e salvaguarda ambiental. Concorre ainda para os objetivos do aspirante Geoparque Algarvensis (rede de Geoparques Mundiais da UNESCO), projeto conjunto dos Municípios de Loulé, Silves e Albufeira.