Luís Encarnação distinguido como personalidade do ano 2024

Texto: Hélio Nascimento | Foto: Lagoa Informa


Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, está nomeado pela Confederação do Desporto de Portugal como personalidade do ano do Desporto 2024, pelo trabalho que tem feito em prol do desta área a nível nacional.

A cerimónia de distinção ocorre no dia 3 de maio, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, durante a Gala do Desporto de Portugal, a grande festa nacional de todas as federações. No evento são entregues prémios aos agentes que mais se distinguiram ao longo do ano.
A nomeação de Luís Encarnação é feita sob proposta da Federação Portuguesa de Motonáutica, que reconhece o grande trabalho que o presidente lagoense tem feito pela atividade desportiva, e sucede depois de Encarnação e o município de Lagoa terem sido congratulados com a menção de membro honorário da Associação de Futebol do Algarve.

O desporto tem de facto um papel muito importante na vida do concelho, e, segundo palavras do próprio Luís Encarnação, “está no nosso ADN”, baseando-se no lema ‘Lagoa Cidade Ativa Terra de Campeões’, em que foi desenvolvido um vasto trabalho com os jovens, as crianças e os seniores, sem que seja preciso idade para começar a praticar desporto.

Desta missão de proporcionar atividade física ao maior número de lagoenses surge a primeira consequência, que é o desporto de competição. Nesta matéria, são quatro as modalidades estratégicas: andebol, canoagem, badminton e basquetebol.

“Lagoa desenvolve um trabalho extraordinário em termos competitivos e os nossos clubes, em termos regionais, são campeões ou andam perto disso e também se têm destacado a nível nacional”. Todo este trabalho, de resto, tem proporcionado que grandes eventos à escala nacional se realizem no concelho.

Voltando à Confederação do Desporto de Portugal, a Gala de 3 de maio servirá, mais uma vez, para consolidar os grandes objetivos que norteiam a sua existência, a saber: promover todas as modalidades; homenagear os atletas campeões do Mundo e da Europa; destacar os agentes com desempenho de excecional valor; promover o convívio e a sã camaradagem entre todos aqueles que direta ou indiretamente participam no fenómeno desportivo; promover e reforçar os valores do Espírito Desportivo.

Por último, uma pequena declaração de Daniel Oliveira, presidente da Confederação, que disse ser “uma honra poder atribuir este mérito a Luís Encarnação”. Um prémio que, ao fim e ao cabo, serve também para dignificar o concelho.

Fernando Gomes destaca “excelência e dedicação”

O presidente do Comité Olímpico de Portugal Fernando Gomes elogia, ao Lagoa Informa, a distinção a Luís Encarnação e o trabalho realizado pelo município. “No cenário desportivo português, a atividade da Câmara Municipal de Lagoa, sob a presidência de Luís Encarnação, tem sido sinónimo de excelência e dedicação. A distinção com o Galardão do Programa Municípios Amigos do Desporto 2024, por exemplo, refletiu não só a eficiência na gestão e na promoção de políticas desportivas, mas também a aposta firme na diversificação e inclusão de modalidades como a canoagem, o andebol, o badminton, o basquetebol e a motonáutica, entre outras”, refere. “Este compromisso resulta num impacto social e desportivo de elevada relevância e ajuda a reforçar a imagem de Portugal como referência de cultura desportiva, promovendo o desporto como catalisador de valores e de cooperação. E por isso mesmo é de inteira justiça que a Federação de Motonáutica proponha Luís Encarnação para Personalidade do Ano no Desporto”, sublinha o presidente do COP.

Custódio Moreno: “Um justo reconhecimento”

Custódio Moreno, diretor regional do Algarve do Instituto Português da Juventude e Desporto, não poupa elogios a Luís Encarnação e salienta a justiça da distinção. “Assenta que nem uma luva no Luís Encarnação, pessoa que conheço há muitos anos. Conheci-o como dirigente associativo, depois como presidente de Junta de Freguesia, trabalhei com ele como vereador do Desporto e agora também como presidente da autarquia. Sempre com uma coisa em comum, o desporto. Tem sensibilidade para esta área, que está no seu ADN. Dá especial atenção ao desporto, juventude e associativismo. É um autarca diferente, num concelho pequenino na dimensão, mas grande na atividade desportiva”.

You may also like...

Deixe um comentário