Mais de 9000 pessoas provaram vinhos de Portugal em Albufeira
Foram mais de uma centena, os produtores de vinhos portugueses inscritos na terceira maior mostra de vinhos em Portugal, que se realizou em Albufeira de 3 a 5 de maio, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA). As mais de 9000 pessoas presentes nos três dias do evento provaram cerca de 900 rótulos de vinhos de todo o país, tendo ainda a Confraria do Bacchus de Albufeira angariando 2500 euros para apoiar Moçambique, valor que será integrado a outra angariação de fundos num evento solidário que decorrerá na mesma cidade a 8 de junho.
“Este ano batemos todos os recordes de afluência de público e os produtores ficaram bastante satisfeitos, pelos bons resultados e pelos negócios que realizaram. Esta é reconhecida como a maior mostra de vinhos a sul do Tejo e para os produtores representa uma oportunidade para dar a conhecer os seus vinhos. Com esta mostra temos vindo a colocar o Algarve no mapa dos apreciadores do néctar em Portugal, temos reforçado a qualidade dos vinhos da nossa região como motor de desenvolvimento económico”, explica Carlos Oliveira, Chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira.
Este ano, o certame apoiou a causa de Moçambique. Foi angariado um euro por cada copo vendido para as provas de vinho, bem como na compra de frango da Guia, à venda na zona de restauração. O valor total angariado será entregue para compra de medicamentos.
Do 7º Concurso de Vinhos organizado pela Confraria do Bacchus destacam-se os quatro produtores algarvios medalhados de entre cerca de 200 vinhos a concurso: Adega do Cantor (propriedade de Sir Cliff Richard), Cabrita Wines, Quinta do Francês e Única – Adega Cooperativa do Algarve. O Concurso de Vinhos Bacchus é reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho IP, e atribui prémios de Excelência, Medalhas de Ouro, Prata.
Além de provar os vinhos, os visitantes puderam ainda participar em workshops, assistir à apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve e a demonstrações de showcooking. “O que nos distingue é a possibilidade de provar novos vinhos, alguns que acabam de ser engarrafados, algo que não é possível em mostras de vinhos no início do ano, que têm apenas vinhos de ano anteriores. Ficámos muito satisfeitos com os resultados obtidos pelos vinhos algarvios no concurso, com júri nacional e internacional, o que demonstra que o vinho algarvio está a afirmar-se pela qualidade, aliando o destino de sol e mar à gastronomia e criando um roteiro alternativo para os amantes de vinhos. Novos produtores, com novas propostas de vinhos, é uma tendência que temos vindo a acompanhar e o mercado conta já com Brancos e Rosés de grande qualidade produzidos no Algarve”, acrescenta Carlos Oliveira.
A XI Grande Mostra Vinhos de Portugal é ainda realizada com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.”É com muito gosto que a Câmara Municipal de Albufeira é parceira deste evento que se enquadra numa estratégia de valorização da nossa cultura e identidade, através da enogastronomia”, esclarece José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
Autarca anunciou ainda outros eventos ligados ao tema da enogastronomia, tendo destacado o XVII Congresso do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas, já apresentado na última edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e que Albufeira irá receber em novembro. O autarca revelou ainda a intenção de organizar um evento associado ao concurso “7 Maravilhas à Mesa”, em que Albufeira foi precisamente uma das mesas vencedoras.