Macário Correia é hipótese para a Câmara de Faro
Há muito afastado da vida política ativa, Macário Correia pode ser uma das surpresas do PSD na lista de candidatos às próximas eleições autárquicas, previstas para outubro de 2025. Pelo menos essa é a vontade da distrital social-democrata, que pretende ter um nome forte para suceder a Rogério Bacalhau, que atingiu o limite de três mandatos na Câmara Municipal de Faro e, em virtude disso, não poderá recandidatar-se.
As últimas aparições públicas em eventos políticos, como há muito não se via, podem indiciar um regresso de Macário ao ativo. Em maio, esteve presente na tomada de posse de Cristóvão Norte como presidente da Distrital, foi à tomada de posse da Comissão Política Concelhia de Faro do partido e esteve também em Portimão, num evento sobre a água, promovido pelo PSD local. São apenas alguns sinais, mas que evidenciam uma aproximação à Comissão Política Distrital e ao partido.
Contactadas pela Algarve Vivo, várias fontes ‘laranjas’ veem com ‘bons olhos’ o regresso de Macário Correia, ainda que, reconheçam, seja cedo para que o próprio o possa admitir. Uma eventual candidatura à Câmara de Faro já gerou conversas internas, reúne consenso, e é também vista como positiva por uma parte significativa da população, uma vez que o antigo autarca deixou uma boa imagem quando liderou a capital algarvia, de onde saiu em 2013.
Fonte do partido disse à Algarve Vivo que a hipótese Macário é muito viável. “É um nome muito respeitado, dentro e fora do partido, e não acabou o trabalho que iniciou há anos em Faro”.
Um outro militante referiu-nos que o antigo autarca “é competente, mostra vitalidade e tem todas as condições para ser candidato e presidente de uma autarquia”, garantindo que “se dependesse só da Distrital Macário Correia seria o candidato do PSD à Câmara Municipal de Faro” nas autárquicas de 2025.
Contudo, a palavra final estará sempre do lado do histórico militante social-democrata, que nos últimos anos tem resistido a várias abordagens para ser candidato a cargos políticos.
Ainda assim, até ao final do ano vários cenários se podem colocar e outros nomes poderão também surgir para suceder Rogério Bacalhau, como candidato. Um deles é Bruno Lage, atual presidente da concelhia e presidente da União das Freguesias de Faro. Outro será Alexandra Gonçalves, presidente do conselho diretivo da Escola de Gestão e Turismo da Universidade do Algarve, que foi vereadora de Macário Correia. – RPS