Mais de 200 mil pessoas visitaram paisagem protegida da Fonte de Benémola

Entre abril de 2018 e o mês homólogo de 2021, foram 244.536 as pessoas que passaram pela Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, no concelho de Loulé, de acordo com dados registados no período de três anos pelo sistema de contagem de visitantes (peões e ciclistas), instalado no local.


Numa parceria entre o Município e a empresa Upnorth, esta solução permitiu obter informações que contribuirão agora para perceber a importância deste espaço em termos de potencial turístico, melhorando a gestão do local, por exemplo no que diz respeito à periodicidade da recolha dos resíduos nas diferentes épocas do ano ou o reforço da vigilância por questões de segurança.

Estas serão informações importantes em termos promocionais e na atração de novos projetos e investimentos para a Fonte da Benémola, sempre enquadradas num desenvolvimento sustentável. Por exemplo, as empresas de animação turística poderão ficar assim a conhecer os períodos de maior afluência e qual o impacto da meteorologia nos níveis de visita.


Nesse sentido, de acordo com os dados fornecidos pelo contador, o número de pessoas que se deslocaram à Benémola a pé (236.840) é bastante superior aos ciclistas que aqui vieram neste período (7.696). No que toca à distribuição do número de visitantes ao longo do ano, é nos meses de Verão, julho e agosto, que se verifica o maior número de pessoas nesta Paisagem Protegida, sejam peões ou ciclistas. Mas em relação a estes últimos, destaca-se também uma forte presença no mês de março, no início da Primavera. É durante o fim de semana, em especial no domingo, durante o período da manhã, que são registados os maiores níveis de afluência. A precipitação e a temperatura não desmobilizam nem os peões nem os ciclistas neste local, segundo dados registados até ao momento.


Localizada na União de Freguesias Querença, Tôr Benafim, a Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola estende-se por 392 ha. Em pleno barrocal algarvio, esta área é atravessada pela ribeira de Menalva, abastecida por nascentes que lhe permitem ter água durante todo o ano e assim albergar uma flora e fauna ricas e diversificadas. É uma das principais atrações naturais do concelho e, nesse sentido, a Autarquia tem realizado um importante trabalho com vista à proteção desta área.

You may also like...

Deixe uma resposta