‘Março Jovem’ abre hoje programação para todos os gostos em Portimão

No Ano Europeu da Juventude, o ‘Março Jovem’ regressa à rua com a dinâmica que caracteriza este projeto promovido pela Câmara Municipal de Portimão. São mais de uma centena de atividades distribuídas por todo o mês.

A 24ª edição da iniciativa abre esta quinta-feira, 3 de março, com uma festa marcada para as 15h00, no Teatro Municipal, onde atuará o Quarteto de Saxofones da Academia de Música de Portimão, a que se segue um sketch do espetáculo ‘Cabeças no Ar’, pelos alunos do Curso Profissional de Intérprete Ator/Atriz da Escola Básica e Secundária da Bemposta, bem como a atuação do Grupo Avançado de Dança Contemporânea da Escola Municipal de Dança.

Às 15h30, o professor Jorge Sequeira será o orador da palestra ‘Dar ao Pedal’. Reconhecido como um dos mais influentes ‘keynote speakers’ nacionais, proferiu nos últimos 20 anos mais de mil palestras motivacionais, sobretudo no contexto empresarial. O encerramento da festa será, às 17h00, com a atuação do DJ Divinius, no Jardim 1º de Dezembro.

Outro momento alto na edição deste ano acontecerá no Portimão Arena, no dia 12 de março, às 21h00, com a atuação de João Leote e Edmundo Inácio, os dois portimonenses que, em fevereiro, foram finalistas do concurso televisivo ‘The Voice Portugal’, transmitido pela RTP1.

Fado e ‘Battle of the Bands’
Há ainda outra novidade na área da música nesta edição do ‘Março Jovem’. É o Concurso de Fado Amador, nas categorias juvenil, para crianças e jovens até aos 16 anos, e sénior, para maiores de 17 anos. Haverá duas eliminatórias, a 13 de março, às 16h00, no Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, e no dia 27, às 16h00, no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha. A final será no TEMPO, a 2 de abril, às 21h00.

Já a ‘Battle of the Bands Marginália 2022’, cujas eliminatórias estão marcadas para 5, 12 e 19 de março, às 21h30, nas instalações do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, gera expetativas nesta programação. A final reunirá as três melhores bandas no dia 26, às 21h30.

Empreendedorismo e formação
Vários jovens empreendedores vão participar na iniciativa ‘Instagram Live StartUp Portimão’, nos dias 9, 16, 23 e 30. A esta ação junta-se ainda o dia aberto daquela incubadora, a 25 de março.

Por sua vez, o Campus de Portimão da Universidade do Algarve promoverá ao longo do mês diversos webinares e palestras online sobre as perspetivas de futuro para os jovens. Ainda neste âmbito, tanto a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão como o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes propõem algumas palestras e workshops temáticos.

Por outro lado, entre as 14h30 e as 18h30, de 19 de março, as instalações da associação MODO, localizadas no Sítio dos Palheiros, receberão o arranque da iniciativa ‘Matiné D’Engenhos’, composta por oficinas de criações inventivas espontâneas com reaproveitamento de materiais rolantes, eólicos, flutuantes, sob coordenação de Karl Own.

Gala do Desporto
A ‘Gala do Desporto – Homenagem aos Campeões Portimonenses da Época Desportiva 2020/2021’, que se costuma realizar em dezembro, está marcada para dia 13 de março, às 16h00, no TEMPO. Com a cidade aberta a todas as práticas desportivas, outro dos destaques será o ‘Parkids’, um workshop de ‘parkour’ para jovens a partir dos 12 anos, agendado para 6 de março, no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão.

Eventos para todos
Entre as diversas sugestões está ainda a atuação dos ‘Giletes D’Aço’, no dia 16, às 21h00, no TEMPO, e no dia seguinte, a proposta será a ação de sensibilização ‘Jovens em Luta pela Igualdade’, com Sofia Jesus e Catarina Borges, responsáveis pelo projeto ‘Mulher para Mulher’ e representantes da Rede de Jovens pela Igualdade, organismo que, pela primeira vez, se associa ao Março Jovem.

A sessão está marcada para as 18h30 no Pavilhão Desportivo da Boavista, dirige-se a associações juvenis, de estudantes e académicas, grupos formais e informais de jovens.

No mês da Proteção Civil, também o Serviço Municipal preparou webinares nos dias 8, 15 e 29 de março, sobre diversas temáticas.
Na mesma linha, o IV Encontro de Voluntariado e Associativismo decorrerá, ao longo do dia 31, no Museu de Portimão, sob o mote ‘Ajuda a Construir’ e destina-se aos alunos do 8º e 9º anos de escolaridade, ensino secundário, profissional e universitário.

Arte urbana e fotografia
No âmbito das intervenções artísticas, ganham destaque a pintura de um mural num posto de transformação e distribuição de energia, no início da Avenida 25 de Abril, pela artista portimonense Jéssica Martins, entre 5 e 9 de março. Um painel de azulejos junto à antiga lota, pelo artista Renato Guerreiro, entre 14 e 31 de março, e um mural num prédio urbano da Rua Carlos da Maia, junto à Praça 1º de Maio, por João Domingos (BIGOD), entre 16 e 20 de março, são outra das ações.

Estarão ainda patentes duas mostras de fotografia da autoria dos alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia da Escola Profissional Gil Eanes, até 31 de março. A ‘Via Crucis’ pode ser vista na Alameda da República e a exposição coletiva dos estudantes estará no Centro Comercial Aqua.

Quase em paralelo, a Casa Manuel Teixeira Gomes acolhe, entre 8 e 31 de março, duas mostras fotográficas, organizadas pela Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude.

A primeira intitula-se ‘Raio-X’ e reúne trabalhos de Tomás Silva, enquanto a segunda chama-se ‘Auction’, e é da autoria de João Melo (Glantosz).

Um dos mais populares eventos do ‘Março Jovem’, o Concurso Miss e Mister Inter-Escolas está de volta nesta edição e decorrerá a partir das 21h00 de 19 de março no Portimão Arena, sob organização das Associações de Estudantes das Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo.

Por fim, esta edição encerra no dia 2 de abril, a partir das 16h00, com o 5º Ecos do Arade – Encontro de Tunas Académicas, marcado para o auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, numa organização conjunta entre a ‘TunaBebes’, a ‘Portimão U’ e a Associação Académica da Universidade do Algarve.

Ano Europeu da Juventude 2022
O Conselho e o Parlamento Europeu proclamaram 2022 como Ano Europeu da Juventude, na sequência do período pandémico, difícil sobretudo para os mais novos, confrontados com o encerramento de escolas, impedidos de prosseguir com atividades de lazer e privados do convívio com os amigos.

Nesse sentido, grande parte das iniciativas pretendem estimular a troca de ideias que permita encontrar respostas para as dificuldades sentidas pela juventude, cimentando a esperança e confiança no presente e no futuro. O programa detalhado do ‘Março Jovem’ pode ser consultado online (www.vivaportimao.pt).

You may also like...

Deixe uma resposta