Melhores do corta-mato em Lagoa

É já no próximo domingo, 14 de dezembro, a partir das 9h30, que o Parque Urbano do Parchal recebe o Campeonato Europeu de Corta-mato, competição que trará até ao concelho os melhores atletas nacionais e internacionais da modalidade.
O campeão mundial dos 1500 metros, Isaac Nader, que é algarvio e filho de Hassan, antigo futebolista do Farense e do Benfica, integra a lista de 42 convocados da seleção portuguesa para a prova.
O atleta do Benfica deverá liderar a estafeta mista nacional, juntamente com Salomé Afonso (Benfica), vice-campeã europeia ‘indoor’ dos 1500 e bronze nos 3000, Nuno Pereira (Sporting) e Patrícia Silva (Sporting), bronze nos 800 em pista curta em Apeldoorn2025.
Os campeões nacionais da especialidade, José Carlos Pinto (individual) e Mariana Machado (Sporting de Braga), deverão ser as apostas para as provas individuais.
Além destes, José Carlos Pinto e Mariana Machado integram a convocatória da seleção para esta prova, tal como Miguel Moreira, Etson Barros, Laura Taborda e Ana Mafalda Ferreira.
Completam a lista de seniores Mónica Magalhães Silva (São Salvador do Campo), Neide Dias (ACPV), Patrícia Silva (Sporting), Salomé Afono (Benfica) e Vanessa Carvalho (Sporting de Braga), no setor feminino, e Alexandre Figueiredo (Benfica), João Amaro (Sporting de Braga), Nuno Pereira (Sporting) e Rui Pinto (Sporting).
Dia 13 com várias atividades
Apesar de a competição a sério ter lugar no domingo, o sábado conta com algumas iniciativas, às quais o público pode assistir.
Durante a manhã será feito o reconhecimento e adaptação à pista por parte dos atletas, de modo a que possam preparar da melhor forma a corrida.
À 12h00, terá lugar uma pequena cerimónia de plantação de uma árvore, que pretende assinalar de forma simbólica o cuidado e atenção da organização e da Câmara de Lagoa para com as questões ambientais. Aliás, este parque, oficialmente aberto em novembro, contou com a plantação de 525 árvores.
Na sessão, irão participar as atletas Mariana Machado e Nadia Battocletti. Para as 12h30, está prevista a conferência de imprensa de antevisão do Europeu de Corta-Mato, com a presença de atletas e responsáveis da federação.
Prova nacional serviu de teste
Há cerca de três semanas, a 22 e 23 de novembro, o Parque Urbano do Parchal recebeu o Campeonato Nacional de Corta-Mato, a prova mais antiga do calendário da modalidade. Na competição participaram os melhores atletas e clubes nacionais, num momento importante em termos organizativos, que serviu também como teste e preparativo para os Campeonatos da Europa de Corta-Mato. “Receber o Campeonato Nacional e, dentro de semanas, os Campeonatos da Europa de Corta-Mato, demonstra que Lagoa está hoje preparada para acolher grandes competições desportivas de alcance nacional e internacional. Este evento será mais do que uma prova, será uma oportunidade de projetar o concelho, fortalecer os nossos clubes e dinamizar a economia local”, afirmou Luís Encarnação, presidente do município de Lagoa.
AABV em bom plano no Nacional
A correr em ‘casa’, a Associação Académica da Bela Vista, equipa do concelho, apresentou-se em bom nível no Campeonato Nacional de Corta-Mato. Vários atletas chegaram ao pódio em vários escalões, com, por exemplo, Lara Roque a conquistar a medalha de bronze em sub-18, Luana Valente a sagrar-se vice-campeã nacional de sub-16 e Liliana Veríssimo a alcançar a medalha de prata no escalão F35.
Estágio em setembro
Entre os dias 21 e 27 de setembro, decorreu em Lagoa o primeiro estágio de preparação da seleção portuguesa para os Campeonatos da Europa de Corta-Mato. O grupo foi composto por 22 atletas dos escalões de juniores, sub-23 e seniores, orientados pelo responsável técnico Paulo Murta e pelos treinadores Pedro Santos e Silvério Fernandes. A Federação Portuguesa de Atletismo destacou “o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, que assegurou o bem-estar dos atletas e disponibilizou a todos os elementos da comitiva a possibilidade de treinarem no percurso que receberá os Campeonatos”.
BREVES
Quarta vez em Portugal
Esta é a quarta vez que os Campeonatos da Europa de Corta-Mato são disputados em Portugal. Antes, a competição passou por Oeiras (1997), Albufeira (2010) e Lisboa (2019).
Medalhas
A entrega das medalhas aos vencedores, nos vários escalões, está prevista para as 13h30.
Portugal com história
A seleção nacional conta com números de respeito ao longo das 30 edições destes Europeus de Corta-Mato. No total, conquistou 19 títulos, como os quatro absolutos de Paulo Guerra (1994, 1995, 1999 e 2000) e o de Jéssica Augusto (2010). Somam-se ainda mais 40 medalhas, 20 de prata e outras tantas de bronze.
PROGRAMA | 14 de dezembro
9h30 Corrida feminina sub-20
10h00 Corrida masculina sub-20
10h26 Corrida feminina sub-23
11h00 Corrida masculina sub-23
11h30 Estafeta mista
12h00 Prova principal feminina
12h41 Prova principal masculina





