Mercado Municipal de Portimão assinala dez anos
No ano em que o Mercado Municipal de Portimão, situado na Avenida São João Deus, assinala uma década está a ser delineado um programa de ações e eventos em conjunto com os operadores e parceiros locais que pretende destacar o papel que este equipamento comercial e espaço social tem desempenhado desde 2007.
De referir que ao longo de 2016 o Mercado Avenida São João Deus registou uma média mensal de entradas de 50 mil clientes/visitantes, destacando-se o horário alargado do espaço, que funciona de 2ª a 6ª feira entre as 07h00 e as 14h00 e das 17h00 às 20h00, ao passo que no sábado abre portas das 07h00 às 14h00.
Muitas iniciativas
Até junho, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, o comércio local irá àquele mercado, contando com a presença dos associados da ACRAL – Associação de Comerciantes da Região do Algarve, para divulgarem os seus serviços e dinamizarem as manhãs de sábado. Em março, haverá ainda um ‘stock out’ no mesmo espaço.
No mês de fevereiro sucedem-se diversas atividades, com realce para a Festa da Laranja, que incluirá demonstrações culinárias e sessões de aconselhamento sobre consumo de citrinos.
No mês de abril realiza-se o evento “Há livros no Mercado” onde, ao longo de seis dias, as bancas vão transformar-se em estantes e será possível comprar edições literárias a preços simbólicos, aprender a cuidar dos livros e conviver com a leitura, contando ainda com sessões de hora do conto, onde os sabores estão a par com as histórias infantis para os alunos do 1º ciclo de escolas do concelho.
Um conjunto de promoções de produtos da época, mostras temáticas, exposições e outras iniciativas na área do desporto e comemorações de datas especiais fazem também parte do programa.
O ano de 2017 terminará com as comemorações do 10º aniversário do Mercado Municipal de Portimão, envolvidas em clima natalício.
Preocupações ambientais
Desde a sua abertura, este equipamento tem mantido uma preocupação ambiental e regista, anualmente, significativos valores de recolha de materiais recicláveis, como sucedeu em 2016, tendo sido depositados 671 litros de óleo usado e 80 kg de pilhas gastas. Ainda no ano transato, foram separados mais de 3,5 toneladas de papel e cartão, e 860 kg de plástico. Por sua vez, o Mercado de Venda por Grosso reciclou mais de 41 toneladas de papel e cartão, mais de oito toneladas de madeira e aproximadamente seis toneladas de embalagens de plástico.