Misericórdia de Albufeira faz 525 anos e revela novidades
A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) comemorou o seu 525.º aniversário, no dia 31 de maio. A ocasião serviu para o anúncio de algumas novidades.
A provedora da instituição, Patrícia Seromenho, revelou uma dessas novidades: todos os que trabalham há mais de um ano na SCMA passarão a beneficiar de um seguro de saúde. Além disso, todos os colaboradores foram presenteados com produtos cosméticos.
Foi feita também a entrega de certificados de reconhecimento aos colaboradores eleitos pelos seus colegas como os ‘mais bem-dispostos’.
O programa contemplou ainda uma eucaristia na Igreja Matriz, presidida pelo cónego César Chantre, em representação do Bispo do Algarve, acompanhado pelo cónego José Rosa Simão e pelo prior da paróquia de Albufeira, padre Flávio Martins.
Nessa ocasião, foi formalizada a admissão de novos Irmãos. Com a chegada destes novos membros, a Irmandade passa a ser composta por 947 Irmãos.
A seguir, decorreu a bênção e entrega do kit ‘Celebrar a Vida’ às colaboradoras gestantes e parturientes.
Esta cerimónia contemplou, ainda, uma homenagem aos colaboradores que, em 2024, completam 25 anos de serviço na Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
O programa comemorativo culminou com um jantar, no Hotel Nau Salgados Palace, que contou com a presença de colaboradores, utentes e parceiros da instituição.
Na ocasião, a provedora, Patrícia Seromenho, elogiou o trabalho dos cerca de 300 colaboradores da SCMA, os quais “estão sempre preocupados com as pessoas e em colocar-se no lugar delas”.
Uma das pessoas que em muito contribuiu para a história recente desta instituição foi Maria Helena Serra, recentemente falecida, a qual assumiu as funções de provedora durante 33 anos.
Para homenagear o seu trabalho, a SCMA vai renomear uma das respostas sociais criadas enquanto Maria Helena Serra foi provedora, o Equipamento Social O Roseiral.
Por outro lado, ainda este ano vai ser iniciada a obra de requalificação e ampliação deste equipamento social, que vai passar a chamar-se ‘Equipamento Social Maria Helena Serra’, o qual contará com as seguintes respostas sociais: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas O Roseiral e Serviço de Apoio Domiciliário O Roseiral. “Esta é uma forma simples, mas sentida de homenagear quem deu tanto a esta casa”, referiu Patrícia Seromenho.
Nuno Serra, filho da homenageada, mostrou-se honrado com o gesto e recordou que foi “com muito esforço e dedicação” que a mãe e muitos colaboradores conseguiram “reerguer algumas valências e implementar novas, nomeadamente a casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica”.
“Este foi um dia bonito e extremamente gratificante, que mostra que a Misericórdia está viva e que precisa do contributo de cada um de nós”. referiu, por seu turno, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.
A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira foi fundada em 1499. Faz parte das Misericórdias mais antigas do país, a seguir a Lisboa, juntamente com a Misericórdia de Lagos. Atualmente, acolhe cerca de duas mil pessoas, nas suas diversas respostas sociais, que estão organizadas em treze instalações e que abrangem todo o território concelhio.