Município de Albufeira congratula-se com aprovação da criação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve
O Conselho de Ministros aprovou, no dia 23 de novembro de 2023, a criação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, uma área marinha protegida de 156 quilómetros quadrados, situada entre os concelhos de Albufeira, Silves e Lagoa.
A proposta para a criação desta área foi apresentada pelos municípios de Albufeira, Silves e Lagoa, com o apoio do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, da Fundação Oceano Azul e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O recife do Algarve – Pedra do Valado é um ecossistema único no país, com uma enorme biodiversidade marinha. É considerado o “berçário” de fauna e flora marinhas do Algarve, abrigando cerca de 900 espécies, incluindo 19 espécies com estatuto de conservação, como os cavalos-marinhos e os meros.
A criação do parque natural visa proteger este ecossistema e promover o desenvolvimento sustentável da região. O parque vai estabelecer regras para a pesca e outras atividades económicas, garantindo a conservação do recife e o equilíbrio entre as necessidades ambientais e económicas.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, considera que a criação do parque natural é “um momento histórico para o Algarve e para Portugal”. “Esta área vai favorecer as pequenas embarcações de pesca local e o turismo de natureza, estando previstas compensações para as atividades económicas diretamente afetadas”, afirmou.
O passo seguinte passa por avançar com um Programa Especial, com vista a ordenar as atividades, com as necessárias medidas compensatórias, bem como medidas de valorização dos produtos e da cultura dos referidos territórios.