Município de Lagoa estreia documentário sobre descoberta arqueológica na Quinta dos Poços
O Município de Lagoa vai estrear o documentário ‘Hole In One – Memórias de Lagoa da Pré-História ao Islâmico’, no dia 18 de abril, pelas 20h00.
A estreia acontece no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023 e tem lugar no canal de YouTube do Município, aqui.
Nos inícios de 2022, um projeto de construção de um campo de golfe na Quinta dos Poços, em Estômbar, às portas da vila de Ferragudo, levou à descoberta de uma ocupação humana antiga, inserível numa larga diacronia, entre a Pré-História Antiga (Paleolítico Médio) e a Idade Média (Época Islâmica).
Os trabalhos arqueológicos levados a cabo revelaram um singular habitat litoral com estruturas e espólios de cariz habitacional e sepulcral implantados no topo de um cabeço virado a sul e nas imediações de uma linha de água. Os dados obtidos vieram trazer novas luzes sobre o conhecimento do período paleolítico na região algarvia e um numeroso conjunto de artefactos de datação islâmica, maioritariamente constituído por cerâmica e restos alimentares (osteológicos).
Os resultados obtidos a partir da prospeção e escavação realizadas e do ulterior estudo e análise química das matérias e objetos exumados, foram sendo gradualmente divulgados ao longo do ano em distintas plataformas digitais.
Esses conteúdos surgem agora compilados num filme-documentário que apresenta o arqueossítio na sua globalidade e explica a sua importância, quer ao nível da relação espaços-funções, classificações tipológicas da cultura material e espectro cronológico, quer da integração da informação e vestígios recuperados (património móvel) no projeto do novo empreendimento turístico-desportivo.