Município de Lagoa recebeu delegação da Roménia 

O concelho recebeu, a 5 de junho, uma delegação da Roménia no âmbito do projeto ‘Reducing Water Losses for Sustainable Water Management in Romania’, numa ação promovida pelo Banco Mundial, que tem como objetivo apoiar a redução das perdas de água e melhorar a eficiência dos sistemas de abastecimento. Lagoa foi selecionada como um caso de estudo e exemplo de boas práticas, em resultado do trabalho desenvolvido nos últimos anos na gestão eficiente dos recursos hídricos. 

A delegação foi composta por representantes do Banco Mundial, da Autoridade Nacional de Regulação dos Serviços Comunitários de Utilidade Pública (ANRSC), dos Ministérios do Investimento e Projetos Europeus e do Ambiente, Águas e Florestas da Roménia.
Contou ainda com elementos de entidades gestoras de abastecimento de água daquele país. 

Durante a visita, os participantes tiveram oportunidade de conhecer as principais medidas implementadas pela autarquia para reduzir as perdas reais de água.

A visita incluiu apresentações técnicas, partilha de resultados e deslocações ao terreno para observação de algumas das intervenções realizadas, permitindo à delegação conhecer de perto as soluções adotadas pela Câmara e os benefícios alcançados para a gestão da água e para a qualidade do serviço prestado à população. 

Segundo a autarquia, os resultados alcançados demonstram o impacto positivo das medidas implementadas. Só entre 2022 e 2025, a percentagem de água não faturada reduziu-se de 41,5% para 29,7%, enquanto as perdas reais diminuíram de 370 para 158 litros por ramal e por dia, evidenciando uma melhoria significativa da eficiência do sistema de abastecimento. 

“Esta visita representa o reconhecimento internacional do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município na promoção da eficiência hídrica e da sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água. A partilha de conhecimento e de experiências entre entidades de diferentes países é fundamental para enfrentar os desafios comuns associados à gestão dos recursos hídricos”, afirma Luís Encarnação. 

O investimento e o exemplo
O trabalho desenvolvido em Lagoa e que motivou esta visita assentou, refere a Câmara, “numa estratégia iniciada com a elaboração, em 2021 e 2022, dos Planos de Gestão Patrimonial de Infraestruturas”.

A implementação destas medidas “intensificou-se a partir de 2023, incluindo a criação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC), Zonas de Pressão Controlada (ZPC), renovação de condutas, pesquisa ativa de fugas, substituição de contadores e reforço da capacidade de monitorização e gestão da rede”. 

Entre os investimentos realizados, a autarquia detalha que esta aposta passou pela “criação de 58 Zonas de Medição e Controlo e 11 Zonas de Pressão Controlada, a reabilitação de mais de 43 quilómetros de rede de abastecimento e a renovação de centenas de ramais domiciliários”.

Estas intervenções, sublinha a Câmara “incidem sobre uma rede municipal de abastecimento com cerca de 393,3 quilómetros de condutas, representando um investimento global superior a 10,4 milhões de euros, financiado em cerca de 8,9 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Programa Regional Algarve 2030”. 

A primeira fase do projeto ‘Lagoa + Sustentável’ permitiu a criação de 11 ZMC, representando um investimento de 602 mil euros, concluído em dezembro de 2023. A segunda fase acrescentou mais 47 ZMC, num investimento de cerca de 1,95 milhões de euros, concluído em dezembro de 2025.

You may also like...

Deixe um comentário