Museu de Portimão apresenta exposição ‘MAR – Criaturas Sonoras’

O Museu de Portimão inaugura no próximo dia 12 de setembro, pelas 16h00, a exposição ‘MAR – Criaturas Sonoras’, uma mostra que reúne trabalhos de desenho, escultura e som desenvolvidos por 75 crianças durante as atividades das Férias de Verão promovidas pelo Museu de Portimão.

Durante estas oficinas começaram a surgir criaturas pouco habituais: peixes improváveis, seres híbridos, monstros simpáticos e espécies que ainda não cabem em nenhuma classificação conhecida. A partir deste universo criado pelas crianças, nasceu ‘MAR – Criaturas Sonoras’, dando agora uma nova vida às suas criações no espaço do Museu.

O projeto propôs uma abordagem artística e sensorial ao património local, explorando a relação entre som, matéria e imaginação, a partir do universo marítimo e ribeirinho de Portimão.

Dirigida a crianças em idade escolar, a atividade convidou à descoberta do Museu e do meio envolvente através da captação de sons, desde o espaço museológico até ao fundo do rio, e da criação de pequenos objetos em cerâmica inspirados nas formas e criaturas do mar.

Ao longo do processo, os participantes foram desafiados a experimentar diferentes linguagens artísticas, nomeadamente a sonoplastia e a cerâmica, desenvolvendo a criatividade e a expressão artística individual e coletiva, bem como o trabalho em equipa.

O resultado materializa-se numa exposição onde som e objeto se conjugam de forma lúdica e envolvente, criando um universo sensorial que dá vida às criaturas imaginadas pelas crianças e valoriza o processo criativo desenvolvido ao longo das oficinas.

A iniciativa teve como objetivos proporcionar uma experiência artística e sensorial através da sonoplastia e da cerâmica, estimular a escuta ativa e a exploração sonora do Museu e do meio envolvente, desenvolver a criatividade e a expressão artística individual e coletiva, promover o trabalho em equipa e a experimentação de diferentes linguagens artísticas e criar uma exposição final que valorize o processo criativo e o património local.

A curadoria está a cargo de Filipa Brito e Nelson Guerreiro, pela BÓIA Associação Cultural, contando ainda com a participação da ceramista Ana Paula Aleixo e da artista Eunice Artur.

As atividades integraram o programa de atividades socioeducativas promovidas pelo Museu de Portimão durante as férias de verão, em parceria com a BÓIA Associação Cultural, e decorreram entre 1 de julho e 7 de agosto. No total, 75 crianças participaram nesta experiência, que procurou proporcionar momentos de aprendizagem, descoberta e criação em torno do património marítimo e ribeirinho de Portimão.

As Férias de Verão do Museu de Portimão estão integradas no programa Férias de Verão, promovido pela Câmara Municipal de Portimão, que ao longo de seis semanas desenvolveu um conjunto de atividades culturais, educativas e recreativas, proporcionando às crianças e aos jovens do concelho um verão ativo e enriquecedor e constituindo, simultaneamente, um importante apoio às famílias durante a interrupção letiva.

A mostra será inaugurada no próximo dia 12 de setembro, pelas 16h00, no Museu de Portimão, onde ficará patente até 11 de outubro de 2026. Poderá ser visitada às terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

‘MAR – Criaturas Sonoras’ é uma coprodução do Museu de Portimão e do município de Portimão.

You may also like...

Deixe um comentário