Museu de Vila do Bispo ‘Celeiro da História’ distinguido nos Prémios APOM

O Museu de Vila do Bispo ‘Celeiro da História’ foi distinguido com o prémio nacional ‘Projeto de Educação e Mediação Cultural’, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia nos Prémios APOM 2025.
A cerimónia de entrega dos Prémios APOM decorreu, nodia 2 de junho, no Cineteatro Louletano, em Loulé, e contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo Rute Silva.
No seu primeiro ano de participação nos Prémios APOM, o Museu de Vila do Bispo ‘Celeiro da História’ foi reconhecido pelo seu envolvimento com a comunidade, missão desenvolvida com o projeto ‘Do Celeiro do Trigo ao Celeiro da Memória’.
Criados em 1994, os Prémios APOM têm como objetivo distinguir os museus e os seus profissionais em diversos domínios, representativos da complexidade que envolve uma instituição museológica. Momento de encontro e partilha, a Cerimónia Prémios APOM constitui uma referência no panorama museológico nacional, mobilizando profissionais de todo o país que se reúnem, todos os anos, para celebrar os museus entre pares, refere a Câmara Municipal de Vila do Bispo em nota de imprensa.
O Museu de Vila do Bispo ‘Celeiro da História’ agradece à Associação Portuguesa de Museologia o prémio atribuído, felicitando a instituição pela qualidade da organização da Cerimónia Prémios APOM 2025 e pelos 60 anos de existência ao serviço da Museologia Portuguesa. “Agradecemos também à comunidade local pela sua ativa participação e envolvimento com o seu Museu, com particular destaque para os utentes e profissionais da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo”, conclui a autarquia.
FOTO: APOM