Música sacra conquista público em Lagoa
in Jornal Lagoa informa nº168
O Festival de Música Sacra de Lagoa fechou da melhor forma a 28 de novembro, com um concerto na Ermida de Nossa Senhora da Encarnação, em Carvoeiro.
O espetáculo ‘Canticum sacrum’, interpretado por Carla Pontes (soprano), Francisco Brazão (barítono) e Cristiana Silva (piano), contou com muito público que ouviu várias árias e duetos de Pergolesi, Bach e Handel e temas espirituais afro-americanos. Durante cerca de dois meses, aos domingos à tarde, foram nove os concertos que visitaram várias igrejas do concelho e até elas levaram música e muitos espetadores. Em quase todos, a lotação esteve esgotada.
Só em novembro, quatro espetáculos passaram pelas igrejas de Nossa Senhora da Conceição (Ferragudo) e de São Tiago (Estômbar), capela do Centro Cultural Convento São José (Lagoa) e Ermida de Nossa Senhora da Encarnação (Carvoeiro). Antes, já as igrejas de São Francisco de Assis (Parchal), Matriz de Lagoa, Misericórdia de Lagoa e de Nossa Senhora da Encarnação (Porches) tinham sido palco de outros concertos.
Nestor Díaz (trombone) e Jeferson de Mello (piano), o conjunto Dell’Acqua com Carla Pontes (soprano), Grace Borgan (flauta-transversal) e Cristiana Silva (piano), a dupla Salomé Matias (flauta-transversal) e Tiago Santos (clarinete) e o Quinteto Sull’a Corda foram algumas das propostas que passaram pelo festival e reuniram músicos naturais ou residentes no Algarve.
Ao Lagoa Informa, Roberto Estorninho, presidente da Ideias do Levante, faz um balanço muito positivo do evento. “Foi uma honra produzir mais este festival com o município de Lagoa e trabalhar com todos os que contribuíram para o sucesso do evento, que dinamizou e prestigiou músicas, instituições e locais, numa viagem pela música sacra e património religioso do concelho”, salienta o responsável, confirmando que “em 2022 o evento está de regresso”.