Santos Populares de Quarteira terão marchas, arraiais sardinha assada e manjericos

A cidade de Quarteira revive, nos dias 12, 23 e 28 de junho, a tradição dos Santos Populares, que de norte a sul do país é festejada de forma muito especial, sobretudo em localidades com ligação ao mar.
Associado a esta celebração está o desfile das Marchas Populares, que, nos últimos anos, acontece no Passeio das Dunas, em Quarteira. A partir das 21h00, ao longo destas três noites, os bairros e ruas da localidade apresentam os seus grupos em desfile, cada um com trajes elaborados, coreografias ensaiadas ao detalhe e letras originais que celebram a cultura local, o Santo António, São João e São Pedro e a alma da comunidade, descreve a Câmara Municipal de Loulé. Esta iniciativa é organizada pela APROMAR, com o apoio do município de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.
Por outro lado, também os arraiais populares invadem as ruas da cidade, com música, comida típica como as sardinhas assadas ou o caldo verde e os tradicionais bailaricos com artistas populares. Nos dias 6 e 7, a festa será na Rua Vasco, com os músicos Roberto Bernardino e Hélder Pires. Fábio Emanuel vai estar na Rua da Alegria na véspera do feriado, dia 9, enquanto para a Rua da Cabine as propostas são os bailes com Ricardo Laginha (dia 13) e Duo Rui Miguel (dia 14).
O arraial na Rua da Gaivota conta com Hélder Pires, na noite de 18 de junho. A festa sai também à Rua da Fonte, com Vitória e Bruno (Ritmos do Sul), dia 20, e Paulo Coelho, dia 21. Por fim, na Rua da Madrugada há arraial com João Paulo Cavaco (dia 27) e Tozé Pratas e Dina Teresa (dia 28).
Conhecida como a ‘erva dos namorados’, o manjerico está também ligado à tradição dos Santos Populares e não pode faltar em Quarteira por estes dias, assinala a autarquia. Nos dias 12, 18 e 25 de junho, entre as 9h30 e as 13h00, os vasos de manjericos, adornados com um cravo de papel colorido e uma bandeirinha que contém uma quadra alusiva ao amor ou às celebrações dos Santos, vão estar à venda no Largo do Centro Autárquico. O valor angariado nesta iniciativa reverte para as instituições da freguesia.
A autarquia refere ainda que, em Quarteira, a celebração dos Santos Populares é há largos anos uma marca identificativa desta antiga vila piscatória e um dos maiores eventos populares do concelho. As ruas ganham vida com cor, música, marchas populares e uma energia contagiante que atrai milhares de visitantes, locais e turistas, sendo este um dos principais cartazes turísticos do Algarve por esta altura do ano.
“Os Santos Populares em Quarteira são mais do que um evento festivo: são um reflexo da identidade local, do espírito bairrista e de vizinhança e da forma como tradição e modernidade se cruzam junto ao mar”, conclui a autarquia.