Nuno Tavares tem elevado o nível do basquetebol em Portugal

Texto: José Garrancho | Fotos: D.R.


Nuno Tavares iniciou, em 2023, uma Escola de Basquetebol ‘National Basketball Association’ (NBA), para jogadores masculinos e femininos de todas as nacionalidades. Os programas estão desenhados para ajudar jogadores, pais, treinadores e organizações a obter melhores resultados. Todo o trabalho físico e técnico é ministrado por treinadores nacionais e internacionais, sob a supervisão dos elementos das Operações Internacionais da NBA.

O portimonense, a celebrar hoje 46 anos, também criou e mantém em funcionamento, como diretor técnico, desde 2008, o evento sazonal mais antigo em Portugal, o ‘MVP Future Stars’, que promove ações de especialização de 14 dias, com atletas e treinadores de diferentes países, por onde já passaram mais de 1500 atletas. Em 2020, iniciou o ‘MVP Shooting Camp’, uma iniciativa de sete dias dedicada em exclusivo aos lançamentos, com um treinador especialista norte-americano.

“A ‘MVP Academy’ é a única academia profissional de basquetebol em Portugal, e vai na quinta época, com 28 atletas de seis países. Em quatro anos de existência, colocou 17 atletas fora de Portugal, com bolsas de estudo, competindo a um nível mais elevado e continuando a sua formação académica”, diz Nuno Tavares ao Portimão Jornal. “Para este ano, estão programadas duas experiências NBA, uma em Paris, com cinco atletas, e outra no Dubai, na qual 12 atletas participarão num dos maiores torneios NBA a nível mundial e assistirão a jogos de pré-época. A partir de setembro, em parceria com quatro colégios internacionais da zona de Lisboa, iremos abrir escolas NBA a tempo inteiro”, avança o empresário portimonense.

Está também na forja a abertura do novo ‘Sport Hub’, que será o centro da ‘MVP Sports Group’ e oferecerá aos utentes alojamento, salas de condição física, refeitório, salas polivalentes e muito mais. E, embora ainda não seja oficial, parece que está na forja a abertura da ‘MVP Academy’ a outros desportos.

Carreira dedicada à modalidade

Nuno Tavares é um amante do basquetebol desde a mais tenra idade e, muito cedo, surgiu-lhe o desejo de ser treinador, se possível na NBA. O seu percurso mostra essa ambição. Entre 2006 e 2008, foi treinador-adjunto no liceu ‘High Point Christian’, nos Estados Unidos da América (EUA), responsável pela defesa.

Mais tarde, regressou a Portugal, onde trabalhou na área do ‘scouting’ da Federação para a seleção sub-18, durante um ano, passando depois a colaborar na logística da Associação de Treinadores de Espanha.

De volta aos EUA, entre 2012 e 2013, foi treinador-adjunto das equipas principais masculinas da ‘Trinity High School’ e da ‘Northwood University’. Entretanto, completou uma licenciatura em desporto na Universidade Lusófona e, em 2014, fez o curso de treinador nível três da Federação Portuguesa de Basquetebol, o nível mais elevado, que permite treinar equipas da primeira liga, seleções nacionais e equipas em competições europeias.

Foi diretor técnico e treinador principal da equipa sénior masculina do clube ‘Os Belenenses’, a disputar a segunda liga nacional, entre 2013 e 2016. De seguida, transferiu-se para Itália, onde foi treinador residente na ‘Italian Pre Academy’, treinador-adjunto do ‘Janus Basket Fabriano’ e treinador principal dos ‘Bad Boys Fabriano’. Neste período, tornou-se, por duas vezes, campeão italiano da série C e da Divisão de Promoção. Já na época 2018/2019, foi diretor técnico e treinador principal do Estoril Basket.

You may also like...

Deixe um comentário