‘O Prazer da Escrita’ coloca o foco na literatura
‘Encontros Literários O Prazer da Escrita’ é um novo espaço de convívio no facebook em torno do mundo dos livros, das palavras e da escrita, decorrendo aos últimos sábados de cada mês.
O acesso ao grupo exclusivo e aos encontros literários é gratuito mas é necessário os interessados efetuarem um pedido através da página da rede social, disponível em https://www.facebook.com/groups/EncontrosLiterariosOPrazerDaEscrita/
Segundo a organização do grupo, nesta comunidade de leitura, o objetivo é partilhar impressões e opiniões sobre o prazer da escrita, histórias, livros e escritores, fomentando o gosto pela literatura.
No último sábado de cada mês, a partir das 22h00, naquele espaço estará em debate um livro em especial, entre copos e conversas literárias. Haverá ainda espaço para dinâmicas de Escrita Criativa e convidados surpresa em algumas das sessões.
‘Submissão’, de Michel Houlbeck será o primeiro livro à conversa com encontro marcado para sábado, 25 de julho, através da plataforma Zoom.
Os livros selecionados para leitura e discussão em cada mês serão disponibilizados aos membros em formato PDF de divulgação livre. Em cada encontro mensal será apresentado o livro para leitura no mês seguinte.
Os ‘Encontros Literários O Prazer da Escrita’ são promovidos por Analita Alves dos Santos e David Roque, escritores, mentores do 1º Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo, iniciativa desenvolvida com o apoio da Fundação António Aleixo e dinamizadores dos Clubes de Escrita Criativa das Bibliotecas Municipais de Lagoa e de Portimão, no Algarve.
“Acima de tudo queremos contribuir fortemente para a descentralização da Escrita Criativa e de projetos ligados à leitura em Portugal. O Algarve pode e deve ser também o ponto de partida para a promoção da cultura a nível nacional e felizmente, as redes sociais permitem-nos este alcance fantástico. As questões do distanciamento social ainda vão caracterizar a nossa sociedade nos próximos tempos, por isso precisamos de nos adaptar e encontrar soluções alternativas para continuar a promover a leitura e a escrita”, afirmam os dinamizadores do projeto.
O conceito visual do grupo foi criado por Isa Silva, criativa, ilustradora, designer e artista visual, ligada ao projeto ‘Bode Expiatório’ que juntou mais de 40 escritores em isolamento durante o período de quarentena da COVID-19.
Os ‘Encontros Literários O Prazer da Escrita’ funcionarão durante todo o ano, porque a leitura e a escrita não tiram férias no Algarve.