Obra no Porto de Portimão permite acostagem de dois navios em simultâneo
Os trabalhos de construção de dois duques de alba na área afeta ao Porto de Portimão, assim como a remoção de 27 mil metros cúbicos de areia já se iniciaram, o que permitirá a amarração de dois navios em simultâneo.
A intervenção, da responsabilidade da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), ascende a 1,88 milhões de euros e deverá ficar concluída em julho, resultando do investimento da Administração Central na melhoria das infraestruturas que servem este cais comercial, em termos de otimização das condições de segurança e operação de navios.
A Câmara Municipal de Portimão assinala a concretização desta obra, tendo de igual forma sido informada pela APS que esta entidade pretende proceder às dragagens do canal de acesso e da bacia de rotação de navios, num investimento previsto de 17,5 milhões de euros. Neste particular, a autarquia foi informada que “o respetivo estudo de impacte ambiental está a ser reavaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente, que se deverá pronunciar até julho”.
A autarquia considera que todas estas intervenções são essenciais para Porto de Cruzeiros de Portimão, que até final do ano tem já confirmadas 54 escalas.