Opinião: Ser velho ou ser idoso?

Miraldina dos Ramos Diogo


Eu quero ser idosa, não quero ser velha. Ser idosa é ter uma vida longa com uma mochila cheia de experiências vividas, assistidas e com muita vontade de partilhar, ser velha é ter uma vida vazia, sem recordações e a mochila que carrega vazou, não restou nada…

Ser idosa, com muita vontade de ter novas vivências, aprendizagens e também partilhar o conteúdo. Ser velha é viver sentada no sofá e sem vontade de procurar novas experiências.

Eu quero ser idosa. Poder sonhar com novas oportunidades de conhecimento, aprendizagem, estar junto dos jovens que me rodeiam que tanto sabem e que a vida me dê sempre oportunidade de conhecer pessoas que me acrescentem o meu saber e que a vida seja generosa em me mostrar as cores bonitas sem estarem esbatidas de tudo o que me rodeia.

O idoso se renova a cada dia que começa; o velho se acaba a cada noite que termina, pois, enquanto o idoso tem os olhos postos no horizonte, de onde o sol desponta e ilumina a esperança, o velho tem a sua miopia voltada para as sombras do passado. O idoso ainda tem planos; o velho tem saudades.

Ser velho é quando, antes de pensar, responde que não, não sou capaz. Ser idoso é o que sonha. O velho só apenas dorme. O idoso é aquele que ainda sente vontade de ensinar, amar, passear, sentir ciúmes de quem é capaz de fazer melhor e tenta ultrapassar os obstáculos e ver para além do horizonte.

Ser velho ou idoso, não depende da idade, mas sim da maneira como a sua mente reage. Idoso e velho podem ter a mesma idade no Cartão de Cidadão, mas têm idades muito diferentes no coração.

Quero ser idosa, jamais quero ser velha… E lutarei sempre para contrariar o velho que há em mim…

You may also like...

Deixe um comentário