Outono abre temporada de feiras

Com a entrada do Outono, chegam aos principais concelhos da região as já tradicionais feiras. Santa Iria, em Faro, São Martinho, em Portimão, Todos os Santos, em Silves, são apenas alguns exemplos do que outubro e novembro reservam.

Na capital algarvia, o Largo de São Francisco prepara-se para receber a Feira de Santa Iria entre 14 e 23 de outubro, numa mostra com tradições seculares. No primeiro dia, o recinto abrirá às 17h00, enquanto nos restantes dias será às 14h00. A feira encerra sempre às 24h00, exceto às sextas-feiras e sábados, que se prolonga até à 1h00, e, no último dia, em que fecha às 23h00.

Já na semana anterior tinha passado por Tavira a Feira de São Francisco, que depois de Faro, deverá seguir rumo a Silves com o nome de Feira de Todos os Santos, numa alusão ao feriado do 1º de novembro.

Desse concelho seguirá para Portimão, inaugurando a Feira de São Martinho no dia 4 de novembro e ficando pelo Parque de Feiras e Exposições até dia 13. Este espaço volta, assim, a ser invadido por carrosséis, vendedores de castanhas, farturas e outros artigos diversos. A Feira de São Martinho é o evento popular mais antigo a realizar-se em Portimão e remonta a 1662, sendo promovido todos os anos na data em que se comemora o Dia de São Martinho, a 11 de novembro.

É habitual que este evento conte com datas temáticas, com um dia dedicado a crianças e jovens, e outro às famílias. Nestes dias os preços serão reduzidos nos divertimentos aderentes.

Após esta data, os tradicionais expositores de produtos agroalimentares, louça, plásticos, brinquedos, bijuteria, calçado e têxtil, e também as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas e o algodão doce, os cachorros quentes, o polvo assado, o pão com chouriço, as bifanas e outros petiscos, além dos divertimentos, onde não faltam os carrosséis e os carrinhos de choque, rumam a Lagos.

No terreno junto ao Estádio Municipal, os feirantes devem ‘assentar arraiais’, no fim de semana seguinte, 19 e 20, apesar da data ainda não ter sido divulgada. No final do mês, o caminho será Albufeira, encerrando a época das feiras no Algarve.

You may also like...

Deixe uma resposta